O que são valores políticos Cite exemplos?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Valores políticos: São valores que geralmente estão voltados para opiniões, decisões, julgamentos e consensos universais. Exemplo: Justiça, Igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade. Valores vitais: são aqueles referentes à vida, exemplo: saúde, força, entre outros.

A ética pública (também conhecida como moralidade política) é a prática de fazer julgamentos morais sobre a ação política e os agentes políticos.

Se olharmos os seis valores do Código de Conduta da 3M, percebemos que são basicamente os mesmos que aprendemos em casa: seja bom, correto, justo, leal, preciso, respeitoso.

Os valores sociais fazem parte da dignidade da pessoa humana e são: a verdade, a liberdade, a justiça e a caridade.

Princípios são, portanto, preceitos universais rígidos, regras incontestáveis e direcionamentos de conduta universal e atemporal. Ele por si só, não se quebra, mas sim a pessoa que não os seguem. Exemplos de princípios: amor, equilíbrio, pertinência, ordem.

São exemplos de valores políticos: Justiça, equidade, Transparência, . São exemplos de valores éticos: Amparo, Integridade, Franqueza, Respeito, Honestidade. Princípios éticos são necessários a boa convivência em sociedade. São valores que geralmente não se aprendem na escola, mas com situações reais.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

Ética busca determinar o que deve ser feito por indivíduos, enquanto a Política visa à determinação do que o governo de um Estado ou uma sociedade política deve fazer e como deve se constituir, - incluindo, sob a última, todas as questões quanto ao controle sobre o governo que deveriam ser exercidas pelos governados.

Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores, com a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos. A dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental do Brasil.

De acordo com Aristóteles, os valores éticos são os seguintes: coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça. Para Aristóteles, o ser humano moral, virtuoso, é aquele que consegue transformar a boa conduta, em um hábito na sua vida.

No âmbito da Sociologia, atitude consiste em adotar um sistema de valores e crenças, com certa estabilidade no tempo. Isso vale tanto para um indivíduo como para um grupo que se predispõe a expressar seus sentimentos e emoções de uma determinada maneira quando submetido a certas informações e estímulos.

Os valores sociais são princípios e normas que orientam a forma como pessoas de um mesmo grupo social vão viver. Os valores sociais servem para tornar possível a vida em comunidade. É através dos valores sociais que os indivíduos criam um sentido de coesão social e um sentimento de pertença.

Para todos eles o conceito de valor se desdobra em “valor de uso” e “valor de troca”. Por valor de uso entende-se a utilidade particular que tem para um indivíduo qualquer o uso de um bem. Por valor de troca entende-se o reconhecimento, por parte da coletividade, deste valor.

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

São eles:

  1. Pertencimento. O primeiro princípio se refere ao fato de que todos os integrantes de uma família têm direito a pertencer a ela. ...
  2. Ordem. O segundo princípio tem a ver com olhar, com respeito e gratidão, para os que nos antecederam. ...
  3. Equilíbrio. O terceiro princípio é o do equilíbrio.

Os três princípios são, muitas vezes, resumidos como nacionalismo, democracia e bem-estar do povo.

Respeito - atitude de compromisso com o outro, aceitação aos valores e princípios da sociedade. Responsabilidade - sentimento do dever e de compromisso com as próprias ações. Sinceridade - compromisso com a verdade e com a franqueza. Solidariedade - sentimento de colaboração e compaixão com o sofrimento alheio.

Os dez valores com percentagens mais elevadas foram: respeito, igualdade, liberdade, honestidade, solidariedade, amizade, responsabilidade, cooperação, empatia e justiça.