O que são uns bichinhos pretos que ficam no box do banheiro?

Perguntado por: ogoncalves8 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Elas são muito comuns nesse ambiente, tanto é que são conhecidas como moscas-de-banheiro (dentre outras alcunhas, como moscas-dos-filtros ou moscas-dos-ralos). Apesar de inofensivas, incomodam muita gente. Até porque, quando aparecem, é sinal de que está na hora de pensar numa faxina.

Para manter o seu banheiro livre delas é fácil. Basta realizar a limpeza periódica do ralo. "Uma solução com duas colheres de sopa de bicarbonato e um copo de vinagre a cada quinze", indica o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Mas por que esses mosquitinhos gostam tanto do banheiro? A resposta pode não ser tão agradável. Elas são atraídas pelos odores existentes nesses espaços e lá buscam lugares para se alimentar e depositar os ovos. “De uma forma geral, esses insetos são mais comuns em ambientes úmidos.

Já o ciclo de vida dos mosquitinhos de banheiro é curto e geralmente não dura mais que quatro semanas, isso contando do ovo até o fim da fase adulta.

Psychoda

O nome científico do mosquito de banheiro é Psychoda, mas além da denominação comum, em algumas regiões ele também é conhecido como mosca dos filtros. Esse bichinho incômodo costuma aparecer de repente e irritar bastante os moradores.

Albendazol elimina vermes; saiba para que serve e quais os efeitos.

Vinagre de Maçã
Se as lâmpadas da sua casa se tornaram chamariz de mosquitos, esta dica é para você. Em um balde ou pote de vidro, misture vinagre de maça e algumas gotas de detergente e coloque o recipiente embaixo da lâmpada, de modo que a luz reflita no líquido.

Você deve ter observado que nos últimos dias à noite, tem ocorrido infestações por mosquitinhos pretos, em várias regiões da cidade. Na verdade, apesar de ser popularmente conhecido como “Mosquito Preto”, esses insetos não são mosquitos, trata-se de siarídeos, de distribuição cosmopolita.

Segundo o biólogo Passos, os porvinhas encontram condições ideais para se reproduzirem em água corrente, em períodos mais secos e ficam aderidos às plantas aquáticas ou em substrato de pedras. Por isso, neste período mais chuvoso é mais difícil encontrar esses mosquitos.

Isso acontece porque esses insetos estão em busca de água, abrigo e alimento.

Primeiro, coloque o pedaço de fruto no fundo do recipiente. Na sequência, enrole a folha de papel de modo a formar um funil e insira a ponta na abertura do recipiente. Por fim, com a fita adesiva, sele as bordas para que não haja espaço para as moscas escaparem. A armadilha está pronta.

O borrachudo é um inseto pequeno, mas capaz de estragar muitos programas ao ar livre, sem falar dos incômodos para quem vive no meio rural. Na criação animal, ele também pode causar problemas, principalmente na produção leiteira.

Esses insetos se alimentam de matéria orgânica em ambientes úmidos. Então, o limo e outras sujeiras presentes nas tubulações e superfícies dos nossos banheiros são um banquete para as mosquinhas. Quanto mais umidade e sujeira houver no ralo e em seu entorno, maior a chance de as moscas proliferarem lá.

Vinagre na lata de lixo e paredes
O vinagre é um ótimo suporte para os seus dias de faxina para auxiliar a eliminar mosca e verme no banheiro. Além de eliminar as larvas de uma vez por todas, auxilia a retirar os odores da sua residência, sendo uma ótima aposta quando for lavar as latas de lixo.

Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha.

No entanto, o termo "verme" se aplica com mais precisão e de forma mais apropriada aos primeiros, por isso que podemos dizer que os vermes são animais invertebrados. E, assim, também podemos afirmar que as minhocas são animais invertebrados, já que não possuem esqueleto.