O que são transformações trigonométricas?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

As transformações trigonométricas são usadas para descobrir seno, cosseno e tangente da soma e da diferença de dois arcos e para transformar adições de arcos em produto.

As funções trigonométricas são as funções seno, cosseno e tangente. Todas as funções trigonométricas relacionam o valor do ângulo em graus ou radianos com o valor da razão trigonométrica, relação essa que pode ser feita por meio do estudo do ciclo trigonométrico.

As razões trigonométricas são seno, cosseno e tangente. Para compreender cada uma delas, é necessário entender o que é um cateto oposto e o que é um cateto adjacente.

O foco da trigonometria é o triângulo retângulo. Na geometria, denomina-se triângulo retângulo o polígono que possui um ângulo chamado reto (90º) e dois ângulos menores chamados ângulos agudos.

Revise as seis razões trigonométricas: seno, cosseno, tangente, cotangente, secante, e cossecante.

Segundo Oliveira “a trigonometria é um dos ramos mais antigos da Matemática e já existe desde os primórdios da humanidade, para medir ângulos e distâncias, com o objetivo de localizar pontos sobre a superfície terrestre, a fim de resolver problemas oriundos das necessidades humanas” (OLIVEIRA, 2015, p. 16).

A trigonometria é utilizada para calcular distâncias inacessíveis. Por exemplo, se você tem uma distância pequena, você vai lá e mede. Agora, uma distância muito grande não tem como medir, então usamos a trigonometria e as equações trigonométricas. Ela é interessante porque relaciona lado com ângulo.

Podemos perceber as funções trigonométricas em várias aplicações interessantes do nosso dia a dia, sendo o modelo matemático de vários fenômenos periódicos, como o movimento das marés e dos pêndulos, em medicina a pressão sanguínea do coração, na música as ondas sonoras, na astronomia o movimento dos planetas.

Um exemplo do uso da trigonometria no dia a dia é nos casos em que é necessário calcular a altura de um avião ou a distância percorrida por ele. Esse cálculo é feito através da análise entre o seno, cosseno e tangente de um ângulo do triângulo, formado pela altura do avião, o deslocamento.

As funções trigonométricas, também chamadas de funções circulares, estão relacionadas com as demais voltas no ciclo trigonométrico. As principais funções trigonométricas são: Função Seno.

As razões trigonométricas, também chamadas de relações trigonométricas, são as possíveis divisões entre as medidas dos dois lados de um triângulo. As três razões mais conhecidas são: seno, cosseno e tangente.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

Hiparco construiu uma tabela com os valores das cordas de uma série de ângulos de 0° a 180°. A construção da primeira tabela trigonométrica da história da Matemática representou um grande avanço para a Astronomia e valeu a Hiparco o título de Pai da Trigonometria.

A Trigonometria mergulha fundo nas razões (ou relações) trigonométricas, em como trabalhar com elas e nas suas várias aplicações. Na Geometria, você provavelmente utilizará razões trigonométricas para encontrar valores desconhecidos – lados ou ângulos – em problemas envolvendo triângulos retângulos.

Além das funções da trigonometria, as principais funções (ou operações) com ângulos são a soma, a subtração , a multiplicação e divisão por um número. Semirretas são os lados do ângulo. Origem ou vértice é o ponto onde as duas semirretas se encontram.

Os ângulos de 30º, 45º e 60º são chamados de notáveis, pois são os que com mais frequência calculamos. Sendo assim, é importante conhecer os valores do seno, cosseno e tangente desses ângulos.

O ciclo trigonométrico é um círculo de raio 1. Ou seja, do seu cento até a borda, a medida é 1. Assim, podemos definir todos os valores de seno e cosseno que existem, uma vez que o círculo trigonométrico compreende todos os ângulos. Na trigonometria, seno e cosseno são chamados de razões trigonométricas.

Desde a antiguidade, a Trigonometria vem se destacando por sua utilidade na resolução de problemas da humanidade, principalmente para modelar fenômenos de natureza periódica, oscilatória ou vibratória, os quais existem no universo.