O que são tradições culturais de um povo?

Perguntado por: rassis7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Trata-se de valores, costumes e manifestações que são conservados pelo facto de serem considerados valiosos aos olhos da sociedade e que se pretende incutir às novas gerações. A tradição, por conseguinte, é algo que se herda e que faz parte da identidade cultural e social.

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.

O desfile das Escolas de Samba acontece durante o carnaval e é a manifestação cultural mais famosa do Brasil.

São tais espécies a tradição efetiva ou tradição-entrega ou tradição real (traditio real), a tradição simbólica (traditio symbolica) e tradição ficta (traditio ficta).

Tradição e cultura são palavras que se conversam mutuamente e que são empregadas para diferentes usos e com diferentes conotações. Alguns pressupostos contemporâneos fazem de “cultura” algo que pode ser tanto o retrato de uma época ou sociedade, como algum recorte específico do substrato que permeia a vida social.

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

Reservada aos costumes que se relacionam à grandeza no passado, a tradição normalmente detém um lugar especial entre as convenções que são os pilares das culturas humanas.

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

No contexto brasileiro, é importante lembrar que o país é formado originalmente pelo contato entre três culturas:

  • A cultura indígena dos povos originários.
  • A cultura africana dos diversos povos escravizados e trazidos para o Brasil.
  • A cultura europeia dos colonizadores portugueses.

Os brasileiros celebram o natal, a festa junina, a folia de reis e o carnaval. Todas essas comemorações fazem parte da cultura nacional e da formação dos cidadãos. Na alimentação, ainda mantemos alguns costumes dos tropeiros, como o pão de queijo, o feijão tropeiro, o arroz carreteiro e a feijoada.

Veja alguns exemplos de hábitos e costumes brasileiros que separamos!

  • Almoço Caprichado. Em muitos lugares do mundo, o almoço não é uma refeição tão importante e nem tão farta. ...
  • Festas Típicas. ...
  • Muitos Feriados. ...
  • Folclore. ...
  • Futebol, Churrasco e Cerveja Gelada. ...
  • Cumprimentos calorosos. ...
  • Músicas Típicas.

Mas não desapareceram. Hoje em dia, estima-se que existam ao menos 255 culturas indígenas no território brasileiro, com modos de se alimentar, crenças, rituais, vestimentas e técnicas específicas, e que somam segundo o Censo IBGE 897 mil pessoas.

Algumas tradições familiares típicas incluem celebrações de aniversários, feriados e outras ocasiões especiais, jantares familiares regulares, viagens anuais, atividades de lazer e até mesmo atividades diárias como jantar juntos.

Na cultura popular, as tradições são realizadas pelo povo, que participa de forma orgânica e ativa, sendo, portanto, formadas de maneira espontânea. Já a cultura erudita, considerada “superior”, é eleita como a mais “culta”.

COSTUME – tradição habitual ou prática frequente; TRADIÇÃO – transmissão oral de feitos, lendas, ritos, costumes etc. feita no decorrer dos tempos, de geração em geração; Dicionário Michaelis.

Dentro dessa definição, podem ser incluídos os contos, lendas, canções, ritmos, músicas, festas populares, jargões, literatura etc.

Sob a perspectiva da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, música, práticas, doutrinas e leis que são transmitidos para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos passam a fazer parte da cultura.

A cultura serve como tradição ou herança de um grupo ou de um povo que orienta seu comportamento, suas ações e expectativas na convivência em sociedade, entre si ou com culturas distintas.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.