O que são traços recessivos?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Características dominantes são aquelas características que são expressas mesmo na presença de uma cópia de um alelo para uma característica particular no gene. Entretanto, traços recessivos são aqueles que são expressos apenas quando duas cópias de um alelo estão presentes no gene.

Genes Recessivos
São representados por letras minúsculas, aa, bb e vv e diferentemente dos dominantes, expressam seu caráter somente em dose dupla, ou seja, recessivo homozigoto (puro). Saiba mais sobre o tema com a leitura dos textos: Fenótipo e Genótipo.

Significado de Recessivo
Diz-se do caráter hereditário ou gene que só se manifesta na ausência do gene contrário, dito dominante.

Resposta: Sendo heterozigotos para uma determinada característica, esse casal tem, a cada evento reprodutivo, 25% de chance (de probabilidade) de ter um filho com o fenótipo recessivo. Ou seja, eles, independentemente do número de filhos que tiverem, não terão obrigatoriamente algum deles com o fenótipo recessivo.

As pessoas com uma cópia de um gene anormal para um traço recessivo (e que, portanto, não têm o distúrbio) são chamadas de portadoras.

Como saber quem tem a genética mais forte? O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê.

Em organismos homozigotos são representados pelas letras 'AA' ou 'aa'. Já organismos heterozigotos são representados pela letra 'Aa'.

Na genética clássica, um caráter é dito como dominante quando se manifesta fenotipica- mente no heterozigoto, ocultando completa- mente o fenótipo recessivo.

O exame genético é, na maioria das vezes, solicitado por algum médico. Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha.

Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo homozigoto puro é representado pelas letras maiúsculas, a exemplo de AA, BB, VV. Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo heterozigoto híbrido é identificado através da representação de uma letra maiúscula e uma minúscula, como Aa, Bb, Vv.

Os indivíduos homozigotos podem ser homozigotos dominantes ou recessivos. Recebem a denominação de homozigotos dominantes quando apresentam dois alelos dominantes e de recessivos quando apresentam dois alelos recessivos para aquela característica.

Segundo o especialista, o pai, ou representante masculino, passa para o filho apenas uma das cópias dos seus genes, assim como a mãe. Então, se os genes herdados tenderem a compor a "paleta de cores" mais claras, o filho terá uma cor de pele mais clara que a dos pais.

Isso porque o tipo sanguíneo de uma pessoa está diretamente relacionado às informações presentes em seus genes. Quando somos concebidos, metade de nosso material genético vem de nossa mãe, e a outra metade, de nosso pai. Herdamos de cada um deles um conjunto completo de informação genética.

Resumindo: Pai e/ou mãe - AA , todas as combinações terão ao menos um A no material genético, por isso 100% de chance do(s) filho (s) nasceram com olhos escuros.

Doenças autossómicas recessivas

  • Albinismo: Perturbação da biossíntese de melanina devido à ausência de tirosina-hidroxilase. ...
  • Fenilcetonúria: Défice de fenilalanina-hidroxilase, levando à elevação da fenilalanina. ...
  • Fibrose quística:

É recessiva porque é necessário para desenvolver a doença, ter herdado uma cópia do gene defeituoso de cada um dos pais. Se a pessoa herdar uma cópia do gene defeituoso de apenas um deles e um gene normal do outro, ela será apenas portadora.

Herança autossômica recessiva
Para ser afetado por uma doença recessiva, uma criança deve herdar uma cópia mutante do gene de ambos os pais. Com a doença recessiva, cada pai tem uma cópia mutada e uma cópia normal do gene em causa.

As chances de os filhos se parecerem genética e, por consequência, fisicamente, com o genitor são maiores do que as de “puxarem” à mãe.