O que São Tomé nos ensina?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Juntos de São Tomé, nós aprendemos que a fé é o objetivo da ressurreição, um fruto precioso do encontro com o Cristo que, quando descobrimos vivo, presente e ressuscitado em nossa História, transforma radicalmente a nossa vida.

Tem o mesmo significado do nome Dídimo, que quer dizer "gêmeo" em grego. Foi nome de um personagem bíblico mencionado no Novo Testamento, como um dos doze apóstolos de Jesus Cristo que duvidou da sua ressuscitação.

Juntos de São Tomé, nós aprendemos que a fé é o objetivo da ressurreição, um fruto precioso do encontro com o Cristo que, quando descobrimos vivo, presente e ressuscitado em nossa História, transforma radicalmente a nossa vida.

São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Seu nome está ligado à expressão “ver para crer”, pois ele estava ausente e duvidou da ressurreição de Jesus. São Tomé era judeu da Galileia e como outros discípulos era um pescador.

Tomé, como os demais, sente amor e temor, confiança e respeito. Um respeito diferente. Jesus ressurgira da morte. Ele está ali, mas num corpo diferente, um corpo de surpreendentes propriedades, que Lhe permite entrar nas casas de portas fechadas e desaparecer de forma instantânea.

A história de Tomé na Bíblia está registrada nos quatro Evangelhos do Novo Testamento, além de também ele ser mencionado no livro de Atos ao lado dos demais apóstolos.

Abraão, o amigo de Deus – Gênesis 22.1 – 19
“Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2.23). Que privilégio e que honra ser chamado por Deus de “amigo”! Todos gostam de ser amigos de pessoas ilustres e nobres.

"Eu sou igual a São Tomé, só acredito vendo!", certamente já falamos ou já ouvimos alguém dizer essa frase. Esse ditado surgiu porque São Tomé Apóstolo, precisou ver o Ressuscitado, tocar as mãos chagadas e o lado transpassado pela lança.

Os habitantes se chamam são-tomeenses.

Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. Suave é o aroma dos teus ungüentos; como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.

Como elas são formadas? Quando a taça é girada, uma película bem fininha se forma na parede dela e, por capilaridade, o vinho sobe. O álcool evapora mais rapidamente que a água, por sua volatilidade, e a alta tensão superficial na parede da taça faz com que o líquido escorra como lágrimas, em filetes. Simples assim.

Ao girar a taça do vinho em pequenos movimentos circulares, provocamos a oxigenação da bebida. Com isso, as partículas responsáveis pelos aromas se desprendem com maior facilidade, aumentando a intensidade olfativa da bebida.

De acordo com a tradição cristã, foi Maria Madalena quem testemunhou a ressurreição e recebeu a primeira aparição de Jesus.

O que é Incrédulo:
No âmbito religioso, os incrédulos eram aqueles que não aceitavam e acreditavam na existência e poder de Deus, sendo assim condenados como hereges, perante à igreja.

Introdução. Os discípulos foram cheios do Espírito Santo no dia de Pentecostes e foram abençoados com o dom de línguas ao pregar o evangelho. Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo.

Quanto mais intimidade, mais amizade, mais conhecimento e mais amor. 2. “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15:15).

4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do amundo é binimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

1) Para sermos amigos de “Jesus”, devemos dedicar nossa vida a ele, como ele dedicou a sua por nós. Vide o próprio versículo tema dessa mensagem, isto é, João 15:13… “Ninguém tem maior amor que quem abre mão da própria vida pelos amigos…

Seu nome deve-se a uma lenda sobre o suposto encontro no final do século XVIII de uma estátua de São Tomé em uma gruta por João Antão, um escravo fugido de João Francisco Junqueira, juntamente com uma carta de escrita perfeita (impossível a um escravo analfabeto).

Continuar lendo Como Tomé morre?