O que são tomates gourmet?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, o híbrido é representante de uma nova geração de tomates nutricionalmente enriquecidos, ao mesmo tempo em que conserva todas as principais características típicas do segmento “grape” (textura, sabor e cor).

O principal tomate comercializado no Brasil, para consumo in natura, é o Salada Longa Vida, seguido pelo Italiano e os minitomates (cereja).

4 - Tomate Holandês: é vendido em ramos e sua apresentação é ótima para enfeitar a mesa. Na hora de comprar, é importante ver se os ramos ainda estão verdes, já que os ramos marrons indicam que o tomate está passado. Com sabor mais adocicado e pouca acidez, é indicado para saladas, molhos e pratos quentes como risotos.

Tomate caqui
O momotaro, originário do Japão, tem cor vermelho-rosada e polpa suculenta. É considerado um dos tomates mais saborosos.

É no sul do país, mais precisamente em Salerno e em Napoli, onde nasce o melhor tomate do mundo, que também dá origem ao pomodori pelati. Por ser uma região de solo vulcânico, é muito rica em nutrientes e levemente mais quente que outras localidades, o que favorece o cultivo deste fruto.

Como escolher?

  • Caqui. Vermelho e bem grande. ...
  • Carmem. O tomate mais consumido no Brasil. ...
  • Cereja. Como diz o nome, parece uma cereja, bem lisinho e quase nunca tem rachaduras. ...
  • Débora. Ele é um tomate bastante coringa, sendo usado para várias receitas. ...
  • Holandês. ...
  • Italiano. ...
  • Sweet grape.

Já o tomate BRS Zamir apresenta uma peculiaridade genética que resulta em maior produtividade: um gene que estimula o grau de bifurcação dos cachos e aumenta em três vezes o número de flores e frutos por penca, em comparação aos outros materiais do mesmo segmento.

Santa Cruz, tradicional na culinária, utilizado em saladas e molhos e de formato oblongo; Caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo; Saladete, utilizado em saladas, de formato redondo; Italiano, utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas.

Tomate rasteiro é uma das principais espécies de tomate. Mesmo que não seja o tomate com a aparência mais atrativa, o tomate rasteiro se originou na Itália e custa mais caro que os demais. Um dos grandes motivos disso, é a grande quantidade de benefícios que agrega, além de seu sabor delicioso.

É o caso do tomate Ravena, um híbrido desenvolvido pela Sakata que já é sucesso de produtividade e padrão de qualidade, sobretudo, em condições climáticas adversas, devido à sua alta adaptabilidade e ao pacote de resistências a doenças.

Os mini tomates (cereja, grape e coquetel, por exemplo) são produtos com cada vez mais penetração no mercado in natura, onde são comercializados em pequenas embalagens como aperitivos saudáveis, por exemplo.

A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1).

A expressão "tomates longa vida" tem sido utilizada no Brasil para descrever a característica de maior conservação pós-colheita dos frutos produzidos por algumas cultivares específicas de tomateiro (cultivares tipo longa vida).

O Tomate Coquetel tem seus frutos de coloração vermelho intenso, com sabor adocicado e baixa acidez. Chama atenção pela sua apresentação, pois é comercializado ainda em pencas. A cor dos ramos indica a qualidade dos tomates, por isso, prefira sempre frutos com ramos bem verdes.