O que são Tecnopolos e qual o seu objetivo?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Um parque de ciência e tecnologia, por vezes designado como parque de ciência, parque de tecnologia ou tecnopolo, é um centro tecnológico que reúne, num mesmo lugar, diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em áreas de alta tecnologia, como institutos, centros de pesquisa, empresas e universidades, o que ...

As cidades tecnopolos são municípios que possuem muitas empresas de tecnologia. São cidades que concentram grande número de empresas, profissionais, estudantes e universidades ligados às diversas áreas de tecnologia.

Polos tecnológicos são regiões com grande concentração de empresas, startups, laboratórios, universidades de ponto e centro de inovação com foco no desenvolvimento de novas tecnologias.

No país, podemos encontrar inúmeros outros exemplos de tecnopolos, como o Vale do Software de Blumenau (SC), o TecnoPuc em Porto Alegre (RS), o programa Porto Digital em Recife (PE), Parque Tecnológico do Vale dos Sino (RS), o Centro de Biotecnologia da Amazônia em Manaus (AM), etc.

Conheça o Porto Digital, o maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil.

D- Os tecnopolos são centros de pesquisas para o desenvolvimento de inovações técnicas com a utilização de mão-de-obra altamente qualificada, e se localizam, principalmente, em países desenvolvidos.

São Carlos

São Carlos. Localizada no estado de São Paulo, a cidade de São Carlos já recebeu o título de capital tecnológica do Brasil devido ao grande números de institutos de P&D nessa região, entre os quais as universidades USP São Carlos, UFSCar e UNICEP.

São centros urbanos onde se concentra um grande n° de empresas ligadas à produção de produtos de alta tecnologia.

Atualmente, há 28 parques tecnológicos na região Sul do Brasil, 19 no Sudeste, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste e um na região Norte, segundo informações do Ministério da Ciência, Inovação e Tecnologia. Os polos tecnológicos são espaços que facilitam a criação de soluções.

A IASP define Parque Tecnológico como: “Organização administrada por profissionais especializados, cujo principal objetivo é aumentar a riqueza da comunidade através da promoção da cultura da inovação e da competitividade das empresas e das instituições baseadas em conhecimento a eles associadas.

Polo tecnológico é uma região ou área territorial em que se concentram companhias, indústrias, pesquisadores e laboratórios que conversam e compartilham experiências. A maior referência quando se fala no assunto é o Vale do Silício, localizado na Califórnia (EUA).

São empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação que oferecem oportunidade para as empresas do Estado transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral).

O tecnopolo do Vale do Silício surgiu da parceria entre a Universidade de Stanford, Universidade da Califórnia e empresas de tecnologia como a Intel, a partir da década de 1970, como o objetivo de ser um centro de criação e melhoramento de produtos e técnicas, destinadas às indústrias de alta tecnologia que se ...

Os primeiros tecnopolos foram criados nos Estados Unidos, quando a Intel, em conjunto com a Universidade de Stanford e a UCLA, criaram um polo de desenvolvimento tecnológico na área da computação e informática, que ficou conhecido como Vale do Silício.

Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Suíça é o país mais inovador do mundo, de acordo com o relatório IGI Link externo, abra em uma nova aba. .

Os primeiros tecnopolos foram criados nos Estados Unidos. Tudo começou quando a Intel, juntamente com a Universidade de Stanford, na Califórnia, e a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, criaram um polo de desenvolvimento tecnológico na área de computação e informática.

Hoje, nos 55 parques tecnológicos em operação no país estão hospedadas 1.993 empresas.

Exemplos de cidades tecnopolos no Brasil: - Campinas (no interior de São Paulo) – concentra laboratórios tecnológicos da Unicamp (Universidade de Campinas), empresas de tecnologia de ponta, incubadoras e parques industriais. É, provavelmente, a maior cidade tecnopolo do Brasil da atualidade.

A partir dos anos 70 com a Revolução técnico-científico-informacional informacional ocorre à formação dos chamados tecnopólos, que dependem de centros de inovação que podem ocorrer em universidades e estão ligados diretamente ao desenvolvimento de tecnologia e a dependência das comunicações.

São Paulo

Conforme o estudo, São Paulo é o estado mais inovador do Brasil, mantendo a posição de destaque desde que o Índice Fiec foi publicado pela primeira vez. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que tomou a vice-liderança de Santa Catarina, agora em quarto lugar.

Continuar lendo Que são os Tecnopolos?