O que são tecnologias leves e duras em saúde?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

As tecnologias podem ser divididas em: leve —a constituição de relações para implementação do cuidado (vínculo, gestão de serviços e acolhimento)—; leve-dura —a construção do conhe- cimento por meio de saberes estruturados (teorias, modelos de cuidado, cuidado de enfermagem)— e dura —a utilização de ins- trumentos, ...

A leve-dura diz respeito aos saberes estruturados, que operam no processo de trabalho em saúde como a clínica médica, clínica psicanalítica, a epidemiologia, o taylorismo e o fayolismo. A dura é referente ao uso de equipamen- tos tecnológicos do tipo máquinas, normas e estruturas organizacionais”.

Conforme este mesmo autor, as tecnologias em saúde podem ser classificadas em duras, leve-duras e leves.

A tecnologia leve-dura ultrapassa os conhecimentos tecnológicos estruturados e apresenta grau de liberdade que proporciona aos profissionais inúmeras possibilidades de ações. O uso das tecnologias no cuidado da enfermagem é capaz de promover a saúde e intensificar o vínculo entre profissional e cliente.

Alguns dos tipos de tecnologias atuais que se pode citar são:

  • Realidade virtual e aumentada;
  • Inteligência artificial;
  • Drones;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Big Data;
  • Impressão 3D;
  • Robótica.

Novos medicamentos, comunicação instantânea, produção artificial de células humanas, são apenas alguns exemplos de tecnologias que estão auxiliando o trabalho de milhares de cientistas e profissionais de saúde.

As tecnologias podem ser divididas em: leve—a constituição de relações para implementação do cuidado (vínculo, gestão de serviços e acolhimento)—; leve-dura —a construção do conhecimento por meio de saberes estruturados (teorias, modelos de cuidado, cuidado de enfermagem)— e dura—a utilização de instrumentos, normas e ...

As tecnologias são divididas segundo Merhy e Onocko (2007) em três dimensões nomeadas como: tecnologias leves (comunicação, acolhimento, vínculo e escuta); tecnologias leves duras (epidemiologia, clínica e outras com saberes estruturados) e as tecnologias duras (equipamentos e máquinas, material utilizado no ato de ...

5 tecnologias que alimentam a transformação digital

  • Serviços na nuvem. ...
  • Inteligência artificial (IA) ...
  • Internet das coisas. ...
  • Business Intelligence. ...
  • Tecnologia de voz.

Para o cuidado em enfermagem destacamos as tecnologias leves, ou seja, tecnologias de relação, de acesso, acolhimento, produção de vínculo, de encontros de subjetividades, levando a autonomização.

Três diferentes tipos de tecnologia podem ser utilizados na área hospitalar: (leves, leve-duras e duras). As leves seriam as de aspectos éticos, humanos e morais, as leve-duras seriam aquelas ligadas aos saberes científicos e as tecnologias duras são os equipamentos que permeiam os cuidados em saúde.

A resolução RDC nº 509, de 27 de maio de 2021 dispõe sobre o gerenciamento de tecnologias em saúde em estabelecimentos de saúde, com o objetivo de estabelecer os critérios mínimos a serem seguidos para o gerenciamento de tecnologias utilizadas na prestação de serviços, de modo a garantir a sua qualidade, eficácia, ...

Realiza tratamentos mais assertivos e seguros; Cria procedimentos minimamente invasivos; Gera pesquisas que objetivam a busca por tratamentos de cura de doenças malignas e crônicas; Ajuda em tarefas gerenciais operacionais e análise de informações de pacientes.

O uso de aplicativos de celulares e aparelhos para monitorar condições crônicas de saúde, como diabetes, e alertar os pacientes da necessidade de providências antes que a situação se torne emergencial são alguns dos exemplos mais simples de como essas tecnologias podem ser impactantes.

O uso de novas tecnologias em saúde reduz a necessidade de investimento para prevenção, consultas, exames e até no caso dos tratamentos. A internet, por exemplo, facilitou o compartilhamento de arquivos, reduzindo e – às vezes – eliminando deslocamentos desnecessários do paciente até a clínica.

A agricultura, a invenção da lâmpada, a criação de veículos, são outros exemplos de tecnologia. O avanço tecnológico é algo do nosso dia a dia e nos auxilia na comunicação, produção e evolução de nossa sociedade. Os computadores ultra modernos, tablets e celulares de última geração também são exemplos de tecnologia.

Tecnologia é o uso de conhecimentos científicos para o desenvolvimento de bens e serviços, processos, práticas e ideias, além de ferramentas, instrumentos e máquinas. Também pode ser definida como a forma com que se faz as coisas de modo que possam ser reproduzidas em escala.