O que são técnicas de coloração?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

– As técnicas de coloração usadas em microbiologia se destinam à observação de estruturas morfológicas como esporos, flagelos e forma das células, diferenciando microrganismos. Diferencial ou Composta (quando se utiliza dois ou mais corantes): estudo morfológico e de algumas ultra estruturas dos microrganismos.

Existem três tipos de coloração: a coloração gradativa, a temporária e a permanente. A coloração gradativa utiliza corantes metálicos, como sais de chumbo, bismuto ou prata.

Uma dessas etapas é a coloração, ou seja, esses tecidos e microrganismos são corados para que consigamos vê-los na microscopia óptica. As colorações nem sempre são as mesmas, pois temos colorações que facilitam a observação de determinado tecido ou determinado microrganismo.

Duas técnicas são empregadas: a fresco (direto e sem coloração) e fixado e corado. De uma maneira geral, as bactérias têm afinidade por um grande número de corantes, principalmente aqueles do grupo dos derivados básicos da anilina (azul de metileno, cristal violeta e fucsina básica).

Colorações simples - são colorações nas quais se utiliza apenas um corante. Podem ser positivas - quando as células são coradas (ex: azul de metileno, safranina, cristal de violeta) - ou negativas - quando o meio é corado (ex: tinta da china, nigrosina).

Uma das técnicas mais utilizadas é a que reúne dois corantes chamados hematoxilina e eosina e a coloração é denominada abreviadamente HE ou H&E. Os cortes são habitualmente corados inicialmente com hematoxilina e em seguida com eosina.

A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias. Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura.

A coloração no método de Gram é dependente da ligação dos corantes às camadas de Peptideoglicano presentes na parede celular das bactérias. Essa camada de peptideoglicano consiste numa cadeia de dissacarídeos entrelaçada por pontes peptídicas, formando uma cobertura rígida para a bactéria.

A coloração permanente contém amônia e não é compatível com todo tipo de química (henna, hidróxido de sódio, entre outras). A tintura, ao contrário do tonalizante, retira a cor natural dos fios e substituí pela cor desejada.

As colorações permanentes são formadas por corantes intermediários (também conhecidos como primários ou bases de oxidação) e acopladores. As substâncias intermediárias funcionam como corantes apenas depois de oxidadas, ligando-se aos acopladores e produzindo a cor desejada.

A tintura é uma coloração de efeito permanente, enquanto o tonalizante funciona como uma capa sobre os fios. Por ser uma transformação que afeta diretamente a imagem da mulher, é muito importante pesquisar e escolher o produto ideal para as suas necessidades.

Cujo objetivo é apenas tornar a forma e estrutura básica das células mais visíveis Corantes comuns em Coloração Simples: Azul de metileno, Cristal violeta, Carbolfucsina.

Corantes básicos: azul-de-tuluidina, azul-de-metileno, hematoxilina... Corantes ácidos: eosina, orange G, fucsina ácida... Além destes corantes freqüentemente utilizados, utiliza se também outros tipos de coloração, como a impregnação com sais de prata e ouro.

Um corante (cristal violeta) é adicionado, por um a dois minutos, e, em seguida, inserido o lugol, também por um a dois minutos. Dessa reação, forma-se o complexo iodo-pararrosalina na parede celular das bactérias, que coram-se de roxo (nessa fase, tanto as bactérias Gram-positivas e Gram-negativas retêm o corante).

A coloração de Gram é uma técnica que permite diferenciar as bactérias em Gram positivas ou Gram negativas, sendo útil para adequar o tratamento de alguns tipos de infecção. Esta técnica é normalmente feita como rotina no laboratório e faz parte do exame de bacterioscopia.

Um destes é o uso da coloração diferencial, método que informa, não somente sobre o número total de células, mas também identifica as células da massa celular interna, que darão origem ao embrião, e as células que darão origem à placenta.

O que é uma coloração natural? Uma coloração é considerada natural quando é 100% composta por pigmentos vegetais.

O que é tintura permanente? As colorações permanentes são aquelas que contêm em sua formulação ativos que agem dentro da fibra capilar, mudando a cor dos fios de forma duradoura. São perfeitas para quem tem cabelos brancos, já que oferecem cobertura total.

São ainda necessários: microscópio com objetiva de imersão e bateria para a coloração de Gram. Os corantes devem ser preparados pelo próprio laboratório ou por um laboratório habitado que assegure a qualidade do produto.