O que são substâncias hidrofílicas e substâncias hidrofóbicas dê exemplos?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Substâncias hidrofílicas: apresentam afinidade pela água. Vale destacar que a substância hidrofílica não necessariamente se dissolverá na água. Substâncias hidrofóbicas: não apresentam afinidade pela água. Um exemplo é o óleo de cozinha que não se mistura com a água.

Existem diversos tipos de lipídios associados a membranas, mas todos eles têm um ponto em comum: são anfipáticos, ou seja, possuem porções hidrofílicas (polares), com afinidade por moléculas de água, e hidrofóbicas (apolares), sem afinidade pela água, na mesma molécula lipídica.

Termo químico que designa as moléculas apolares, aquelas que são imiscíveis (não se dissolvem) na água ou em outros solventes polares. Exemplos de substâncias hidrofóbicas: óleos, azeites, gorduras e ceras.

Substâncias hidrofóbicas: não apresentam afinidade pela água. Um exemplo é o óleo de cozinha que não se mistura com a água.

1. [ Medicina ] Da hidrofobia ou a ela relativo. 2. [ Química ] Que não absorve nem retém a água.

O que é Material Hidrofílico? Material com afinidade a água e a líquidos, utilizado principalmente em procedimentos que necessitam de absorção, como na secagem das mãos ou mesmo na absorção de fluidos e secreções corpóreas. Compressa de Gaze, Campo Operatório, Polar Bec, Curativos Absorventes, entre outros.

Quando se fala em substância hidrofílica e polar entende-se que esta parte da molécula interage com a água, enquanto a hidrofóbica e apolar tende a repelir a água e interagir com um composto apolar, em virtude de substâncias de essa natureza interagir física e quimicamente com outra semelhante a ela.

Moléculas anfipáticas, ou anfifílicas, são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos).

HF, HCl e H2O são polares porque nos três compostos o hidrogênio está ligado a elementos muito eletronegativos. H2 e O2 são apolares, pois não há diferença de eletronegatividade nas moléculas. O CH4 também é apolar porque o número de nuvens eletrônicas é igual ao número de elementos ligados ao átomo central, o carbono.

Moléculas apolares são todos os aglomerados de átomos, formados a partir de ligações covalentes, que não apresentam polos positivo e negativo, como são os encontrados nas moléculas polares.

Alguns dos principais compostos apolares são: a gasolina, o metano e o etano. Alguns dos principais compostos polares são: a água, o açúcar e o álcool.

Como exemplo temos os sabões e detergentes, sua parte apolar interage com gorduras e sua parte polar interage com a água. Moléculas apolares não apresentam regiões carregadas capazes de induzir atração às moléculas de água (polares) e, portanto, são insolúveis.

Polímeros hidrofóbicos (resistentes à água) são materiais insolúveis em água ou outros solventes polares e incluem acrílicos, epóxis, polietileno, polistireno, policloreto de vinila, politetrafluoretileno, polidimetilsiloxano, poliésteres e poliuretanos.

Hidrofilico: Apresenta grande afinidade quimica pela água. Lipofilico:Apresenta grande afinidade quimica por gorduras.

Moléculas anfifílicas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solvente orgânicos).

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes

  1. Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
  2. Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

A água interage de diferentes maneiras com substâncias com carga e polares em comparação com substâncias apolares por causa da polaridade de suas próprias moléculas. As moléculas de água são polares, com cargas parciais positivas nos hidrogênios, uma carga parcial negativa no oxigênio e uma estrutura geral curvada.

Exemplos de moléculas (sentido horário): gás oxigênio (O2), dióxido de carbono (CO2), água (H2O), amônia (NH3) e metano (CH4).

Substâncias simples
De acordo com a quantidade de átomos de um mesmo elemento químico, a molécula ainda pode ser classificada em: Monoatômicas (um átomo): hélio (He) e neon (Ne); Diatômicas (dois átomos): gás hidrogênio (H2) e gás flúor (F2); Triatômicas (três átomos): gás ozônio (O3).