O que são solventes voláteis?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Chamam-se inalantes os solventes voláteis, isto é, que se evaporam muito facilmente, o que facilita serem facilmente inaladas. Muitos dele são inflamáveis. No cérebro humano produzem alguns efeitos similares aos do álcool etílico e manifestam efeitos anestésicos dissociativos. Têm poder de criar dependência química.

Solventes são substâncias geralmente inflamáveis e voláteis, permitindo com que sejam facilmente inaladas pelo nariz e/ou boca, seja acidentalmente ou intencionalmente.

Solventes ou Inalantes - Cebrid-Unifesp/EPM. A palavra solvente significa substância capaz de dissolver coisas e inalantes, é toda substância que pode ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca.

Categoria dos solventes
Cetonas: Acetona, Ciclohexanona; Hidrocarbonetos: podem ser divididos em 4 tipos diferentes – hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos, aromáticos e os halogenados; Éteres: Etoxietanol e os Éter Etílico; Ésteres: Acetato de Etila e de Metila.

Alguns exemplos de solvente são:

  • Água;
  • Acetona;
  • Álcool;
  • Gasolina.
  • Benzeno;
  • Xileno.

Entre os voláteis mais comuns estão o azoto, a água, o dióxido de carbono, o amoníaco, o hidrogénio, o metano e o dióxido de enxofre.

Composta por diversas substâncias, como o tolueno e n-hexana, proporciona sensações de excitação, além de alucinações auditivas e visuais que, em contrapartida, são acompanhadas de tontura, náuseas, espirros, tosse, salivação e fotofobia. Tais efeitos são bastante rápidos, levando o indivíduo a inalar novamente.

Normalmente, um pano embebido com solvente é inserido em um saco ou recipiente que é mantido na boca e nariz; os vapores naturalmente volatilizados são então inalados (por meio de material embebido ou inalado). Os solventes voláteis produzem estimulação temporária antes de ocorrer depressão do sistema nervoso central.

Solventes Residuais da Classe 3.

Produtos comuns que contêm solventes voláteis

  • Adesivos. Cola de avião. Cola de borracha. Cola de cloreto de polivinil.
  • Aerossóis. Tinta em spray. Spray para cabelos.
  • Solventes e gases. Removedor de esmalte. Removedor de tinta. Solvente de tinta. ...
  • Produtos de limpeza. Líquido para limpeza a seco. Tira-manchas. Desengordurantes.

Normalmente os solventes são classificados pela família química a que pertencem. Assim, temos: Hidrocarbonetos aromáticos (exemplos: benzeno, tolueno e xileno); Hidrocarbonetos alifáticos (exemplos: hexano, heptano e benzina);

Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas. Exemplo: açúcar quando é dissolvido em água. Sendo o açúcar, o soluto e a água, o solvente.

Um thinner é uma mistura de solventes utilizada, além de limpeza em geral, para diluir tintas e vernizes sem comprometer suas propriedades. Existem várias composições de thinner, pois existe uma proporção ideal entre cada componente de acordo com a aplicação para a qual ele é indicado.

Os solventes são substâncias que têm por principal objetivo dissolver outras substâncias.

água

O solvente mais conhecido é a água, considerada o solvente universal. Isso porque, ela possui a capacidade de dissolver uma grande quantidade de substâncias.

Via de regra todo solvente é uma substância altamente volátil, isto é, que se evapora facilmente, daí é que pode ser inalada (introduzida no organismo através da aspiração, pelo nariz ou boca). Outra característica da maioria dos solventes é a de serem inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente.

A Acetona (Propanona) é um solvente para diversas aplicações, da família das Cetonas. É um líquido incolor, de odor pungente. A Acetona (Propanona) possui Ponto de Ebulição 56,2 ºC, Ponto de Fulgor -18 ºC, Ponto de Fusão -94,7ºC.

O uso de solventes tradicionais à base de querosene, gasolina ou hidrocarbonetos vêm sendo aos poucos substituído por soluções mais modernas, menos agressivas e perigosas: são os desengraxantes biodegradáveis.

Obs.: Soluto não volátil é toda substância que possui elevado ponto de ebulição e baixo ponto de fusão e que é capaz de dissolver-se em um determinado solvente. De uma forma geral, quando um soluto não volátil é adicionado a um solvente, ele dificulta a evaporação do solvente.

As substâncias voláteis possuem uma pressão de vapor mais elevada. Como exemplos de substâncias voláteis temos o álcool etílico e a acetona.