O que são soluções ambientais?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

As soluções ambientais são um conjunto de estratégias e projetos que visam proporcionar o desenvolvimento da indústria de uma forma sustentável, ou seja, que não prejudique o meio ambiente, a vida humana e que assegure às formas de vida do local um habitat seguro.

Soluções sustentáveis são técnicas químicas, físicas e sociais que causam menos danos à natureza e ao ser humano. Elas compreendem qualquer prática que colabore com a preservação do ecossistema, como a reciclagem, a economia de água e luz e as políticas públicas de conscientização.

O termo soluções baseadas na natureza (SBN) refere-se à gestão e uso sustentável de recursos e processos naturais para enfrentar os desafios socioambientais.

O que são soluções sustentáveis?

  • climatização e iluminação naturais;
  • materiais recicláveis, biodegradáveis, menos poluentes;
  • sistemas digitais ou digitalizados;
  • tratamento de resíduos industriais;
  • fontes alternativas de energia elétrica e muitas outras.

Soluções: substituir os combustíveis fósseis por energia renovável; reflorestamento; reduzir as emissões originadas pela agricultura; alterar processos industriais. A boa notícia é que a energia limpa é abundante – ela só precisa ser estimulada.

Em grande parte, a indústria é um dos setores produtivos que mais poluem o meio ambiente — especialmente quando o tipo de poluição do qual estamos falando é o consumo de água e a consequente geração de efluentes.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

As soluções são formadas por substâncias dissolvidas, denominadas solutos, em um solvente, que está presente em maior quantidade. No nosso cotidiano, estamos em constante contato com soluções, como as ligas metálicas, o ar atmosférico, o soro fisiológico, entre outras.

As soluções podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Por exemplo, as ligas metálicas são soluções sólidas formadas pela fusão e mistura de dois ou mais metais; a água com o açúcar e o álcool com a água são soluções líquidas, e o ar é uma solução gasosa formada por vários gases.

Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de duas ou mais substâncias. As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto.

Classificação das soluções quanto ao estado físico do solvente:

  • Sólidas: soluções em que o solvente está no estado sólido. Exemplo: ouro 18 quilates;
  • Líquidas: soluções em que o solvente está no estado líquido. Exemplo: refrigerante;
  • Gasosas: soluções em que o solvente está no estado gasoso. Exemplo: ar atmosférico.

Soluções sólidas: ouro 18 quilates, latão e outras ligas metálicas diversas. Soluções líquidas: soro fisiológico, álcool comercial e água com açúcar. Soluções gasosas: ar atmosférico entre outras misturas gasosas de interesse comercial.

Reduzir, reutilizar e reciclar
Reduza sua necessidade de comprar novos produtos. Se houver menos desperdício, haverá menos para reciclar ou reutilizar . Aprender a reutilizar itens ou redirecioná-los para uso diferente do que eles se destinam é essencial na hierarquia de resíduos.

Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

Conheça agora algumas medidas simples que podem ser adotadas para ajudar na preservação do meio ambiente.

  • Economizar água. ...
  • Não jogar lixo na rua. ...
  • Diminuir o uso do carro. ...
  • Usar menos plástico. ...
  • Comprar menos e consertar mais. ...
  • Separar o lixo. ...
  • Diminuir o consumo de energia elétrica.

Vários são os problemas ambientais existentes no planeta. Problemas como poluição atmosférica, poluição das águas, queimadas e desmatamentos são cada vez mais frequentes e afetam a qualidade de vida do homem e também de outras espécies.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Ela pode contribuir para solucionarmos diversas questões, como fortalecer a compreensão do papel da água no desenvolvimento sustentável, apresentar boas práticas de reciclagem, incentivar a produção de energia limpa, etc.

A natureza fornece ao ser humano desde elementos básicos para a vida (água, alimento, energia, ar puro) até oportunidades para recreação, inspiração e benefícios psicológicos e espirituais.

Em primeiro lugar no ranking de poluição, os Estados Unidos seriam responsáveis por 20% do total de emissões. A China aparece em segundo lugar, como responsável por 11% do CO2 global. A Rússia vem em seguida, com 7% das emissões.