O que são sinais proprioceptivos?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A capacidade de perceber a posição e o movimento dos membros é um fenômeno sensorial denominado propriocepção; essas informações são utilizadas pela parte central do sistema nervoso para garantir que os membros estejam corretamente posicionados e para apresentar tônus muscular apropriado, sendo que seus receptores ...

A propriocepção é a capacidade sensorial de reconhecer em que posição está cada parte do nosso corpo. Essa percepção permite manter o equilíbrio em qualquer circunstância e também ajuda a evitar lesões quando praticamos esportes.

O Sistema Proprioceptivo está interligado com o neurológico, uma vez que recebe estímulos e informações que se relacionam com vários sensores espalhados pelo corpo. Esses sensores estão na pele, sola dos pés, nos músculos e articulações, além das mucosas, língua, visão e sistema vestibular.

O sistema proprioceptivo permite que tenhamos consciência do nosso corpo e da posição de cada membro no espaço. Como faz parte do sistema sensorial, a propriocepção pode sofrer certas alterações, causadas por transtornos de processamento tanto hipersensíveis quanto hipossensíveis.

Mensurou-se a acurácia proprioceptiva pelos testes de percepção do limiar de movimento passivo lento (T1), movendo-se passivamente a perna até o ângulo alvo; e pelo teste de senso de posição articular (T2), solicitando-se movimento ativo até o ângulo alvo, previamente atingido passivamente.

A propriocepção acontece por causa dos proprioceptores que estão nos músculos, articulações e tendões. Eles enviam informações para o SNC (Sistema Nervoso Central) que organiza as partes do corpo na melhor posição possível, seja parado ou em movimento.

Tipos de percepção

  • Percepção visual.
  • Percepção auditiva.
  • Percepção olfactiva.
  • Percepção gustativa.
  • Percepção tátil.
  • Percepção temporal.
  • Percepção espacial.
  • Propriocepção.

Experiências anteriores do indivíduo, necessidades, motivos, personalidade, valores e atitudes podem influenciar no processo perceptivo. Uma pessoa que tenha uma grande necessidade de realização tende a perceber uma situação em função dessa necessidade.

substantivo feminino Ação ou efeito de perceber alguma coisa por meio das sensações; impressão: percepção do clima. Compreensão do sentido de algo através da inteligência; entendimento: percepção de uma teoria. Juízo consciencioso sobre algo ou alguém: é necessário entender a percepção do certo e do errado.

A estimulação proprioceptiva/ vestibular, é a percepção do corpo no espaço, em movimento e em equilíbrio. Os bebês possuem este sistema completo ao nascimento, mas ainda não são capazes de interpretar estes sentidos.

A propriocepção é a capacidade que o próprio corpo tem de avaliar em que posição se encontra a fim de manter o equilíbrio quando está parado, em movimento ou ao realizar esforços.

A propriocepção pode ser a capacidade de manejar sensivelmente ações e percepções (seu mundo próprio) em articulação com outros mundos. A propriocepção é dada na relação do movimento com a posição corporal. O tempo todo, ao fazer algo, mudamos de posição e o espaço se reconfigura. O próprio espaço também se move.

A palavra “equilíbrio” resume a conduta ideal para o ganho de qualidade de vida. Nesse processo, a autopercepção da posição estática e dinâmica do corpo – conhecida como propriocepção – previne lesões e protege articulações.

Os exercícios de propriocepção ajudam na recuperação de lesões porque “obrigam” o corpo a adaptar-se à lesão, evitando que se esforce o local afectado durante as atividades diárias, como correr, caminhar ou subir escadas, por exemplo.

Em quais situações posso utilizar de exercícios de propriocepção? Quando o atleta sofre um entorse de tornozelo, joelho, luxação de ombro, cirurgias de ligamentos, fraturas por estresse, fraturas, ou seja , em lesões osteomioarticulares.

O que é propriocepção e como ela interfere no TEA? Primeiramente, o sistema proprioceptivo é definido como a informação sensorial recebida nos nossos músculos, tendões, ligamentos e articulações. Isso é responsável por promover as noções de postura do corpo no espaço e consciência corporal.