O que são símbolos de cultura?

Perguntado por: rantunes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Os símbolos culturais são representações arquetípicas que orientam a cultura. Os símbolos culturais estão relacionados geralmente relacionados com as religiões.

A cultura é caracterizada pelos elementos simbólicos compartilhados coletivamente por um determinado grupo de pessoas. Neles estão incluídos aspectos como crenças, relações interpessoais, culinária, lazer, entre outros.

Símbolo é uma coisa cujo valor ou significado é atribuído pelos seus usuários. Este valor nunca é determinado pelas características físicas do objeto em questão, isto é, de suas propriedades intrínsecas, mas sempre por algo arbitrário que se torna convencional. Por exemplo, a palavra VER.

O fato é que os símbolos comunicam ideias, conectam os seres com o sagrado, unem pessoas em suas religiões e cultura numa mesma identidade. Existem diversos tipos de símbolos, cada um com seus significados.

Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos. Mas para que os símbolos desempenhem sua função de comunicação, é necessário que as pessoas conheçam seu significado. Por isto, os símbolos são sempre elementos coletivos, que dizem respeito a um grupo de pessoas.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei... LEI No 5.700, DE 1 DE SETEMBRO DE 1971.

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

Por sua vez, os elementos culturais são aqueles feitos pelo ser humano, como casas, ferramentas, transportes, cultivos, criação de animais, etc. Importante lembrar que os elementos culturais expressam as características de uma sociedade.

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

1 Qualquer coisa usada para representar ou substituir outra, estabelecendo uma correspondência ou relação entre elas. 2 Aquilo que, em determinada cultura, apresenta valor evocatório ou místico. 3 Ser, objeto ou imagem ao qual se pode atribuir mais de um significado.

Significado de Símbolo
Figura que representa um ser, objeto ou ideia abstrata; emblema.

Símbolo, sinal ou signo – Jung faz a distinção entre símbolo e sinal. Enquanto o símbolo exprime algo transcendente, impossível de ser perfeitamente conhecido, o sinal expressa algo desconhecido, mas passível de vir a ser conhecido.

Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.

Os símbolos nacionais são importantes para a união nacional, o estabelecimento de soberania e a identificação de um país em eventos ou cerimônias internacionais. Os povos de um país se identificam por meio desses símbolos.

Os símbolos podem ser classificados como simples, complexos, escuros, óbvios, inúteis, eficazes, etc. E em relação ao valor da ação que apresentam, o mesmo é determinado pelo nível de penetração na mente que recebem, ou seja, o reconhecimento e a memória despertada.

Símbolo e signo são definidos como um objeto que passa a representar, designar ou indicar outro, a partir de uma convenção – um objeto que fica no lugar de outro, que substitui o referente de forma convencional. O melhor exemplo de símbolo ou signo é a palavra.

A data homenageia os símbolos que representam o Brasil e a identidade da nação no mundo. Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.