O que são seres eucariontes de exemplo?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Grande parte dos organismos vivos que conhecemos, com exceção de bactérias, micoplasmas e cianobactérias, possuem células eucariontes, ou seja, são seres eucariontes. Temos como exemplo as plantas e os animais. Isso significa dizer que o reino protista, fungi, plantae e animalia é de domínio eucarionte.

As células procariontes constituem seres unicelulares como arqueas e bactérias. Por sua vez, as células eucariontes formam seres unicelulares ou pluricelulares como plantas, fungos e animais.

Podemos citar as bactérias, cianobactérias e arqueas como exemplo de seres procariontes. As bactérias são organismos unicelulares e procariontes (formados por uma única célula procarionte), ou seja, não apresentam envoltório nuclear e seu material genético encontra-se concentrado em uma região específica da célula.

Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear. Células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não no núcleo. A membrana plasmática da célula é responsável por controlar o que entra e o que sai, funcionando como uma barreira seletiva.

Seres procariontes
As células procariontes podem ser bactérias ou Archaea. Estas protobactérias ou protocélulas (Bactérias, Cianofitas e Micoplasmas) podem assumir a forma: espirilos (seres alongados e helicoidais); cocos, coccus e cocci (organismos relativamente esféricos);

Existem dois tipos de células eucarióticas: as células vegetais e as células animais. Ambos os tipos de células eucarióticas distinguem-se com base na presença ou ausência de certas organelas.

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

d) O núcleo, presente apenas em células eucariotas, é a estrutura que abriga o material genético celular e, além disso, apresenta membrana dupla (carioteca) contendo poros, através dos quais ocorrem trocas de material entre o núcleo e o citoplasma.

As células eucariontes contêm organelas ligadas a membranas (como o núcleo e as mitocôndrias), enquanto as células procariontes não têm. O DNA nas células eucariontes é encontrado dentro do núcleo, enquanto o DNA nas células procariontes é localizado no citoplasma.

As células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes. A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.

Procarionte é um organismo unicelular simples que não possui compartimentalização membranosa dos seus produtos intracelulares, ou seja, não apresenta compartimentos dentro da célula (metabólitos dispersos no citoplasma), nem núcleo verdadeiro (cromossomo disperso no citoplasma).

Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.

Entre os microrganismos eucariotos estão incluídos os protozoários, fungos e demais algas (obs. as células animais e vegetais são, também, eucarióticas). Os vírus, isolados entre os microrganismos, são deixados de lado neste esquema de organização celular.

Em termos de organização estrutural, a célula eucariótica (Fig. 3), é formada, basicamente pelo núcleo celular, compartimento limitado por uma dupla membrana - o envoltório nuclear (ou carioteca) - em cujo interior se encontra, a maior parte do DNA da célula.

“As primeiras células eucarióticas teriam surgido a partir das células procarióticas, que passaram a desenvolver dobramentos da membrana plasmática, tornando-se ainda maiores e complexas.

As células eucariontes são encontradas em seres vivos unicelulares (que possuem uma célula) ou pluricelulares (que possuem mais de uma célula). Esses seres estão dentro das classes dos fungos, dos animais, dos protozoários e das plantas.

A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

Apenas os organismos unicelulares dos domínios Bacteria e Archaea são classificados como procariontes – pro significa "antes" e kary significa "núcleo". Animais, plantas, fungos e protistas são todos eucariontes – eu significa "verdadeiro" – e são constituídos de células eucariontes.

A célula vegetal é eucariótica e diferencia-se da animal em virtude da presença de estruturas como a parede celular, plastos, glioxissomas e vacúolos de suco celular. A célula vegetal é eucariótica e, assim como a célula animal, é constituída por uma membrana plasmática, um citoplasma e um núcleo.