O que são sentenças paradoxais dê exemplos?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

7) Sentenças paradoxais ( essa sentença é falsa ). Observeque nesse caso não temos como atribuir o valor V ou F 8) Sentenças paradoxais Exemplo:“Esta frase é uma mentira”ou“ Só sei que nada sei”. Uma proposição pode ser do tipo simples ou composta.

Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.
...
Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:

  • paradoxo verídico.
  • paradoxo condicional.
  • paradoxo falsídico.

O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias. É também denominada também de oximoro e recebe a classificação de figura de pensamento.

Portanto, uma frase como essa é chamada de paradoxo e não é considerada proposição lógica. Resumindo: Sentenças abertas: Possuem uma variável e por isso não podemos atribuir um valor lógico para elas. Não são proposições.

O indivíduo fala algo, mas suas ações dizem o contrário, ou ora a pessoa fala algo e, em outro momento não distante, ela diz exatamente o contrário. Na abordagem sistêmica este tipo de conduta é chamado de comunicação paradoxal.

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

1. Opinião contrária à comum. 2. Situação ou afirmação que contém uma contradição ou uma falta de lógica.

Assim, num enunciado paradoxal, noções mutuamente excludentes são postas em relação e/ou incidem sobre um mesmo referencial. Como nesse exemplo famoso: “… É ferida que dói e não se sente” (Camões).

Ocorre quando alguém volta ao passado, encontra-se consigo mesmo, e por causa de algo que faz, impede sua versão passada de viajar futuramente ao passado, tal como fez, alterando assim sua própria História e criando uma duplicata permanente e uma nova realidade.

Assim, os estudos e a importância dos paradoxos, que vêm despertando interesse dos jovens pelo mundo inteiro, elevam a autoestima dos estudantes, transformam teorias em práticas, enfim, mostram o lado humano e lúdico da filosofia.

A idéia é ter uma galeria ou imagens de paradoxos de forma aleatória. A justificativa parte do princípio que como um paradoxo não tem uma resposta lógica ele incentiva a criação de idéias "fora da caixa".

SENTENÇAS ABERTAS
Uma forma mais simples de identificar uma sentença aberta é quando a mesma não pode ser nem V (verdadeiro) nem F (falso). Iremos observar que são chamadas de abertas porque não são passíveis de interpretação. Ex.: Ela foi a mulher que demonstrou maior dedicação àquela família.

A palavra paradoxo vem do grego: para quer dizer proximidade, algo que está ao lado ou é oposto; doxa significa crença comum, opinião popular. Enquanto a palavra paradigma significa algo que representa um padrão a ser seguido.