O que são secreções serosas?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

As glândulas serosas são aquelas que secretam um fluído aquoso. As células serosas possuem um formato poliédrico ou piramidal, tem núcleos centrais arredondados e polaridade bem definida. As células acinosas do pâncreas e das glândulas salivares parótidas são exemplos de células serosas.

Serosa: Secreção liberada é aquosa. Mucosa: Secreção liberada é viscosa. Seromucosa: Possui células que liberam secreções serosas e mucosas.

As glândulas serosas de von Ebner, também conhecidas por glândulas gustativas ou apenas glândulas de von Ebner são glândulas exócrinas encontradas na boca. Estão presentes nas papilas foliadas e circunvaladas da língua.

Serosa: cada uma das membranas que segregam serosidade em sua face interna, e revestem uma determinada cavidade do corpo; são elas as pleuras, o pericárdio e o peritônio.

– Exsudato seroso: com coloração clara, é originado a partir do soro do sangue e secreções de células. Geralmente, surge nas fases de desenvolvimento de reações inflamatórias agudas. Também pode ser encontrado nos estágios precoces de infecção bacteriana.

Mucosas ou membanas mucosas são membranas epiteliais que revestem as cavidades internas do corpo que estão abertas para o exterior, tais como as dos tratos digestivo, respiratório e urogenital. Em todos os casos se mantêm húmidas, pois são banhadas por secreções ou, no caso da mucosa urinária, por urina.

Uma célula secretora é uma célula que produz algo, pode ser um hormônio, um muco, algum óleo, não importante, o que importa é que essa célula expulsa esse produto, ou seja, ela "secreta".

As secreções mais importantes são as salivar, gástrica, pancreática, hepática e as do intestino delgado. A secreção salivar é constituída por grandes quantidades de muco e, também, enzimas como a ptialina, uma enzima que ini- cia a digestão de compostos amiláceos.

A secreção purulenta é aquela que possui uma textura mais pastosa e com cores que podem ser mais amareladas. Ela costuma ter um odor desagradável e geralmente é um sinal de infecção.

As células da serosa segregam fluido seroso, claro e muito pouco espesso, que lubrifica as superfícies das camadas visceral e parietal, de maneira que estas deslizam uma sobre a outra facilmente. Este facto permite a redução da fricção dos órgãos entre si e com as paredes da cavidade do corpo.

As secreções produzidas pelas células podem ser serosa, mucosa ou mista. A secreção serosa é aquosa e rica em proteínas, enquanto a mucosa é mais espessa.

Células serosas produzem proteínas e glicoproteínas, em geral com atividades enzimáticas e an- timicrobianas. O principal produto das células mucosas são as mucinas, que são glicoproteínas com características químicas diferentes das glicoproteínas sinteti- zadas pelas células serosas.

se·ro·sa |ó| 1. [ Anatomia ] Membrana que reveste uma cavidade do corpo e que segrega serosidade (ex.: a pleura, o pericárdio e o peritoneu são serosas).

Aquilo que se assemelha, produz ou contém soro. Líquido drenado é de aspecto seroso sanguinolento.

As células serosas são responsáveis por produzir uma secreção aquosa rica em enzimas, e as mucosas são responsáveis pela secreção de muco, o qual apresenta como principal função a lubrificação do bolo alimentar.

Caso ele apresente febre, chiado e/ou dificuldade para respirar, além de tosse com catarro, é recomendado procurar o atendimento médico com urgência.