O que são recursos patrimoniais intangíveis?

Perguntado por: dlessa6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.

Os ativos intangíveis de sua empresa são bens que não podem ser tocados, ou seja, não possuem existência física. Segundo a definição técnica do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), no pronunciamento 04, o ativo intangível é um bem não monetário identificável sem substância física.

Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software. Ele está registrado no grupo do “ativo não circulante”, dentro do ativo.

Intangível
Os ativos intangíveis são bens incorpóreos. Diferentemente do ativo imobilizado, eles não são capazes de serem vistos ou tocados, não têm existência física. Eles são destinados à manutenção das atividades de uma empresa ou exercidos com essa finalidade.

Já o produto intangível não é algo físico, então, não pode ser tocado, nem visto ou experimentado antes de ser adquirido. O verdadeiro reconhecimento deste tipo de mercadoria acontece quando um serviço começa a ser prestado, mas não implica na posse de algum bem por parte do consumidor.

Produtos intangíveis, diferentemente dos tangíveis, não podem ser tocados, sentidos, cheirados, nem vistos. Muita gente fala que vender serviços intangíveis é mais difícil que vender produtos tangíveis. No caso de um automóvel, por exemplo, ele poderá ser visto, tocado e até mesmo testado antes da compra.

adjetivo Que não se consegue tanger; que não pode ser tocado; intocável. Que não pode ser percebido através do tato; impalpável. [Figurado] Que não apresenta características suficientes para ser percebido ou entendido; que tende a enganar a percepção ou o entendimento: texto intangível.

Ativos Intangíveis são ativos não físicos por natureza, ou seja, não podem ser tocados. Por exemplo, pense em uma empresa de serviços.

Entre os bens tangíveis podemos elencar os seguintes: máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, instalações etc. E, entre os bens intangíveis, podemos citar: softwares, direitos autorais, marcas comerciais etc.

Confiança

Confiança: o principal ativo intangível de uma empresa.

Classificação quanto à natureza do produto
Exemplos de produtos tangíveis: automóveis, peças de vestuário, cerveja, xampu, alimentos etc. Os intangíveis são os bens imateriais (ou não materiais). São produtos que não de apresentam na forma de um objeto físico.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.

Trata-se de um ativo não monetário identificável sem substância física ou incorpóreo (CPC 04), isto é, possui valor econômico, mas não tem existência física.

Um ativo intangível deve ser reconhecido inicialmente ao custo. 25. Normalmente, o preço que a entidade paga para adquirir separadamente um ativo intangível reflete sua expectativa sobre a probabilidade de os benefícios econômicos futuros esperados, incorporados no ativo, serem gerados a seu favor.

Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.

Qual a importância do ativo intangível para uma empresa? Os ativos intangíveis de uma empresa são importantes para garantir o seu sucesso a longo prazo. Isso porque o capital intelectual, além de outras ferramentas, pode aprimorar e oferecer mais resultados para o negócio.

Um passivo intangível é o passivo invisível em relação às informações constantes das demonstrações contábeis, balanço patrimonial, normalmente disponibilizadas aos utentes, é oriunda, quiçá, de atos de omissão da administração como o dever de diligência, lealdade e probidade, estas omissões ocultam eventuais riscos.