O que são recursos minerais não metálicos?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

São materiais extraídos de rochas, mas sua composição não contém elementos químicos metálicos e, por isso, não conduz eficientemente a corrente elétrica. Entre os principais exemplos estão a água, o enxofre, o diamante e a areia.

São denominados materiais minerais não-metálicos aqueles que em sua composição não contém metais ou possuem, mas em pequenas quantidades.

Os minerais não metálicos são aqueles que não possuem metais em sua composição ou possuem em pequena quantidade. São encontrados, ao contrário dos metálicos e dos fósseis, em grande quantidade na natureza (exceto as pedras preciosas e semipreciosas). Grande parte deles é muito utilizada na construção civil.

a) Minerais metálicos: como o nome sugere, são aqueles compostos por elementos químicos metálicos. Costumam ser bons condutores de eletricidade. Exemplos: alumínio, ferro, cobre etc. b) Minerais não metálicos: são aqueles não compostos por elementos químicos metálicos, tais como diamante, calcário e areia.

O destino da produção dos bens minerais não-metálicos torna-os muito importantes para o atendimento às necessidades da população. A infra-estrutura de transporte, habitação, saneamento e mesmo da produção de energia hidroelétrica baseia-se no uso de grandes quantidades de material de construção.

No entanto, os dois tipos mais conhecidos e utilizados são os minerais metálicos e os minerais não metálicos. Entre os metálicos, podemos citar o ferro, o manganês, a bauxita (alumínio), o cobre, o ouro, a prata, entre outros. Já entre os não metálicos, citam-se o carvão mineral, o quartzo, o rubi e outros.

As recursos naturais não renováveis são aquelas que possuem uma reserva limitada em nosso planeta e que não se regeneram - ou que levam milhares de anos para isso. O petróleo talvez seja o exemplo mais conhecido, assim como os minérios e o gás natural.

Recursos minerais, também chamados de minérios, são caracterizados como materiais inorgânicos que ocorrem naturalmente na crosta terrestre, e cuja exploração é economicamente viável. Os minérios são amplamente utilizados como matéria-prima para a elaboração de diversos bens, desde aviões até eletrodomésticos.

Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

As principais propriedades destes materiais so: alta resistncia compresso, dureza elevada, resistncia qumica e altas temperaturas entre outras.

Tradicionalmente os materiais são classificados em quatro grupos: metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

Dentre essas substâncias, onze destacam-se por corresponderem a 99,7% do valor da produção da referida classe, quais sejam: alumínio, cobre, cromo, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel, ouro, vanádio e zinco.

Existem 12 as classes minerais: elementos nativos, sulfetos, sulfossais, óxidos, haletos, carbonatos, nitratos, boratos, fosfatos, sulfatos, tungstenatos e silicatos.

- São muito utilizados na indústria. Siderúrgicas e metalúrgicas tem os minerais metálicos como principais matérias-primas. - Embora não sejam renováveis, grande parte dos minerais metálicos, presentes em produtos e mercadorias industrializadas, pode ser reciclada.

Substância mineral, ou simplesmente mineral, é todo corpo inorgânico de composição química e de propriedades físicas definidas, encontrado na crosta terrestre. Minério é toda rocha constituída de um mineral ou agregado de minerais contendo um ou mais minerais valiosos, que podem ser aproveitados economicamente.

No caso dos recursos minerais, temos os minerais metálicos e não-metálicos. Os minerais metálicos servem para a produção de metais puros para uso industrial.