O que são recursos lexicais?

Perguntado por: ubittencourt . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O campo lexical, por sua vez é o conjunto de palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento, e está dentro do léxico de alguma língua. São exemplos de campos lexicais: o da saúde: estetoscópio, cirurgia, esterilização, medicação, etc. o da escola: livros, disciplinas, biblioteca, material escolar, etc.

A escolha lexical
Utilizando o material linguístico de que dispõe, o enunciador faz, então, uma escolha que varia de acordo com o tipo de texto, com o tipo de público, com a situação da enunciação. Essa escolha, entretanto, tem algumas limitações.

O campo lexical é o campo da palavra, porque o léxico é o conjunto de palavras usadas em uma língua. Assim, fazem parte do mesmo campo lexical: Palavras formadas a partir do mesmo radical.
...
Campo lexical de esporte:

  1. esportivo;
  2. esportista;
  3. atleta;
  4. futebol;
  5. natação;
  6. ginástica;
  7. tênis;
  8. basquete.

O conjunto das palavras e expressões de uma língua é denominado léxico.

O campo lexical é formado por: palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento; campo lexical de trabalho: trabalhador, trabalhar, salário, equipe, patrão, chefe, funcionário, carteira de trabalho, profissional, profissão etc.

Fundamenta a Abordagem Lexical, o princípio de que a linguagem é um léxico gramaticalizado organizado por blocos de palavras. Essa metodologia prioriza a combinatória das palavras atendendo a necessidade de métodos que foquem a uso adequado das palavras em produções textuais orais ou escritas.

A Abordagem Lexical, em inglês Lexical Approach, é uma moderna abordagem de ensino de língua com foco nos itens lexicais (vocabulário e expressões), e não em palavras isoladas e gramática. Ao trabalhar com os itens lexicais o aluno aprende vocabulário, gramática e pronúncia de um modo integrado.

O léxico é uma espécie de acervo de palavras de uma língua, configurando-se, portanto, como um dos responsáveis por abrigar e representar o patrimônio cultural de um povo. Os falantes de um idioma não são capazes de dominar completamente o léxico de sua língua materna.

No modelo proposto por Ellis13, a rota chamada lexical é a leitura via significado, em que ocorre a mediação da representação semântica. A pessoa que utiliza essa rota tem pouca dificuldade em pronunciar palavras familiares, porém apresenta dificuldades com palavras não-familiares e pseudopalavras.

Para esse trabalho, podem ser utilizadas peças de diferentes formas, cores e tamanhos e a criança deve organizá-las da maneira que achar mais pertinente. Durante todo o processo, o terapeuta deve auxiliar o paciente e questionar a lógica utilizada por ele.

O conhecimento lexical é o número de palavras que um adulto ou uma criança conhece. O léxico ativo é constituído pelas palavras usada pelos falantes. O léxico passivo diz respeito às palavras conhecidas, mas que não são usadas.

Quanto ao texto, o léxico corresponde às palavras utilizadas na escrita do mesmo. Semântica: é o estudo das significações das palavras, ou seja, do significado de cada vocábulo existente na língua. Dessa forma, campo lexical é formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical.

Lehmann observa que lexical significa: 1) ter um sentido concreto específico; e 2) pertencer ao inventário de palavras de uma língua, enquanto gramatical pode referir-se a 1) estar em conformidade com as regras da gramática e 2) ter um sentido abstrato e funcional.

Enquanto o nível semântico-lexical organiza e caracteriza semanticamente as classes verbais, o nível sintático-lexical prevê as possíveis configurações sintáticas e as alternâncias argumentais dessas classes. O que os dois níveis têm em comum e o que os relaciona é a raiz.

Para que você tenha uma ideia, o léxico tem sua formação em três partes: A base da língua – são as palavras mais antigas; As palavras recentes e conhecidas, que são provenientes de um “confronto” com outros idiomas; As palavras inventadas com os próprios recursos existentes no idioma, por meio de uma evolução interna.

Para implementar um analisador léxico é necessário ter uma descrição dos lexemas, então, podemos escrever o código que irá identificar a ocorrência de cada lexema e identificar cada cadeia de caractere casando com o padrão.

Essa compreensão se faz necessária, pois o léxico é um dos componentes que favorece a formação do processo comunicativo e a ampliação do vocabulário dos alunos, consequentemente, refletindo em uma escrita e fala adequadas para várias situações de comunicação.

RADICAL E RAIZ
Radical é o elemento mórfico que contém o sentido básico da palavra, seu núcleo de significação externa. Raiz é o elemento irredutível comum a todos os vocábulos de uma mesma família.

Os traços lexicais são responsáveis pelo conteúdo nocional e descritivo, ou seja, possuem traços semânticos. Já os itens funcionais estabelecem relações não conceituais, com informações sobre tempo, aspecto, modo, definitude, concordância etc.

O desenvolvimento lexical está diretamente relacionado com a capacidade de compreender e produzir vários tipos de significados. Quando se deseja representar um objeto, um atributo ou qualquer outro tipo de informação, o léxico mental é acessado.

A aquisição lexical é uma das primeiras manifestações observáveis no desenvolvimento da linguagem e está relacionada com a capacidade de compreender e produzir vários tipos de significados 3. Hage SRV, Pereira MB. Desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em prova de vocabulário expressivo.