O que são reagentes exemplos?

Perguntado por: lsubtil . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação. Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química. Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio, formando duas moléculas de água.

Resumo sobre equações químicas
Os reagentes são colocados à esquerda, enquanto os produtos são colocados à direita. Utilizam-se símbolos específicos para indicar as condições físico-químicas da reação. Toda equação química obedece, assim como os processos químicos, as leis ponderais.

Um reagente é uma substância (elemento ou composto) que é consumida no decorrer de uma reação química. Um produto de reação é uma substância formada no decurso de uma reação química, obtida a partir da combinação dos reagentes.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação).

Exemplo: Quando a vela está acesa, ocorre uma reação de queima ou combustão. A combustão transforma o combustível (nesse caso, a parafina) em outras substâncias: gás carbônico e vapor de água. Quer dizer, a combustão é uma transformação química ou uma reação química.

Significado de Reação
Ação contrária a outra, mas ocasionada por ela. Ação que um corpo exerce sobre outro corpo com o qual se choca. [Química] Fenômeno que se produz entre corpos químicos, que estão em contato, e que dá origem a novas substâncias.

Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO2. É por isso que se observou efervescência. O gás ficou retido no balão , e por isso o balão enche.

Reagentes para laboratórios ou reagentes químicos são utilizados durante processos de preparação da amostra e análises com o intuito de provocar uma reação química. Os reagentes químicos funcionam como potencializadores ou então estimuladores para que determinada reação aconteça.

Reação de Síntese ou de Adição é quando dois ou mais reagentes participam de uma reação originando um único produto mais complexo.

Produtos Químicos são produtos de transformação obtidos por meio de processo industrial, constituídos de substâncias puras, compostas e misturas. Podem ser naturais ou sintéticos. Produtos naturais: São obtidos de produtos encontrados na natureza.

Contato entre os reagentes:
Eles precisam entrar em contato para que suas partículas possam colidir, rompendo as ligações dos reagentes e formando as ligações dos produtos.

Conforme dito no texto Condições para Ocorrência de Reações Químicas, uma das condições para que uma reação se processe é a colisão efetiva entre as partículas. Assim, o aumento da concentração dos reagentes faz com que se tenha uma maior quantidade de partículas ou moléculas confinadas num mesmo espaço.

O estudo cinético da concentração dos reagentes aborda como a quantidade de moléculas dos reagentes pode influenciar a velocidade de uma reação. A Cinética Química é o ramo da Físico-Química que estuda a ocorrência e os fatores que influenciam a velocidade de uma reação química.

solução que contém um soluto, que se deseja analisar, até que se complete a reação. Em uma TITULAÇÃO incrementos da solução reagente chamada de TITULANTE são adicionados ao constituinte chamado TITULADO até a completa.

Exemplos de fenômenos químicos presentes no nosso dia a dia são: assar um pão ou bolo, respiração, cozinhar macarrão, utilizar água sanitária nas roupas, queima do combustível, acender uma vela, entre outros.

Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos.

Para que uma reação química ocorra, é necessário satisfazer 4 condições fundamentais:

  1. Os reagentes devem entrar em contato; ...
  2. Deve haver afinidade química entre os reagentes; ...
  3. As colisões entre as partículas dos reagentes devem ser eficazes; ...
  4. Deve-se atingir a energia de ativação.

É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Exemplo: mudanças de estado físico da matéria.

A análise (ou decomposição) ocorre quando uma substância se divide em duas ou mais substâncias de estruturas mais simples. Por exemplo. Ocorre quando uma substância que faz parte dos reagentes origina duas ou mais substâncias como produtos.

A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio.

É o elemento que ativa e da vida a combustão. Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio.