O que são questões objetivas e subjetivas?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa, conforme suas crenças, conhecimentos e convicções. Enquanto, uma questão objetiva é aquela direta, que permite a mesma resposta para todas as pessoas.

Na prova objetiva, o conhecimento está na sua frente, basta você dizer se aquilo está certo ou errado. Na prova subjetiva, o examinador te pede conhecimento. Você tem que elaborar e demonstrar, então precisa estar mais a par da situação e ter um conhecimento mais aprofundado.

A prova objetiva apresenta questões com alternativas. Este tipo de prova pode ser de múltipla escolha ou do tipo CERTO ou ERRADO. Na prova objetiva de múltipla escolha geralmente possui quatro ou cinco alternativas e somente uma é correta.

Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa, conforme suas crenças, conhecimentos e convicções. Enquanto, uma questão objetiva é aquela direta, que permite a mesma resposta para todas as pessoas.

Segue algumas dicas para elaboração de discursivas:

  1. Atenção aos enunciados. ...
  2. Seja objetivo e claro na sua resposta. ...
  3. Dedique uma atenção a coerência e coesão. ...
  4. Cuidado com a gramática e a caligrafia. ...
  5. Fundamente sua resposta.

O uso de provas objetivas apresenta algumas vantagens: abranger grande extensão do conteúdo (priorizado de acordo com critérios do professor); ser de fácil correção; ser de julgamento imparcial na correção; apresentar respostas com precisão e concisão; identificar dificuldades individuais dos alunos; muitas vezes os ...

A avaliação objetiva é uma forma de coletar informações, na prática, das ABVD e AIVD, de modo que o observador possa identificar rapidamente uma disfunção e planejar a assistência direcionada, para melhor suprir a perda funcional e promover o autocuidado.

A principal diferença entre a descrição objetiva e subjetiva está na profundidade, porém ambas se esforçam para demonstrar as características de um objeto. Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.

São aquelas provas normalmente de múltipla escolha, de somatório, verdadeiro e falso, ou mesmo de múltipla assertivas. Importante que o concurseiro conheça a forma elaboração para bem entender, avaliar e interpretar as questões que lhes são colocadas.

As perguntas descritivas de uma pesquisa são usadas para obter informações sobre uma variável ou múltiplas variáveis para associar uma quantidade à variável. É o tipo mais simples de perguntas quantitativas e ajuda os pesquisadores a quantificar as variáveis pesquisando uma grande amostra do mercado-alvo.

O que é uma prova discursiva? Essa é a forma de chamar as questões – às vezes apenas uma questão – em que o candidato precisa escrever sua resposta por extenso. Ou seja, ao contrário da maioria das perguntas, não existem opções para assinalar.

O que é Subjetividade:
Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto. A subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, como o gosto pessoal, por exemplo, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo.

Pergunta subjetiva: resposta vai sempre diferente, dependendo da pessoa, das suas convicções, crenças e conhecimentos. Ex.: Qual o melhor filme de ação de todos os tempos? Qual o maior cantor de todos os tempos?

A responsabilidade subjetiva também ocorre quando o Estado deveria agir, mas não o faz, sendo omisso, ou quando os danos são causados por atos de terceiros ou fenômenos da natureza. Nessas hipóteses é necessário comprovar que houve culpa (omissão por imprudência, imperícia, negligência) ou dolo (intenção) do agente.

Dicas para a resolver uma questões discursivas
Faça uma resposta com início, meio e fim, que seja capaz de ser entendida como um texto independente. Não devaneie nem fuja do assunto: a questão discursiva precisa ser bem escrita sobre o assunto questionado, e não vale fugir nem enrolar.

Enquanto a prova objetiva corresponde a um modelo de avaliação focado na marcação de opções pelo candidato, as avaliações discursivas, como o próprio nome já sugere, são baseadas na avaliação do discurso e argumentação acerca dos temas apresentados de maneira escrita.

Conforme o próprio nome indica, questões objetivas de múltipla-escolha são aquelas que já trazem enunciadas as possibilidades de resposta entre as quais o aluno escolhe a única que responde corretamente ao problema proposto.