O que são qualidades e defeitos?

Perguntado por: adrumond . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Uma qualidade é uma característica positiva que uma pessoa apresenta. Já um defeito, seu contrário, é uma característica negativa.

Dito isso, veja quais defeitos citar em uma entrevista:

  1. Dificuldade para trabalhar com rapidez. ...
  2. Dificuldade para falar em público. ...
  3. Dificuldade para administrar o tempo. ...
  4. Necessidade de melhorar a escrita. ...
  5. Ser hiperativo e agitado. ...
  6. Confiar demais nas pessoas. ...
  7. Querer agradar a todos.

Seja detalhista: na hora de falar sobre o seu defeito, tende explicar-lo em detalhes. Não diga apenas “eu tenho nervosismo.” Fale como isso influencia o seu trabalho, como você acha que isso começou. Isso demonstra a capacidade de autoconhecimento.

Veja algumas dicas abaixo para ajudá-lo nessa jornada.

  1. Foque nas coisas boas em você Sabe aquela voz dentro de você que o critica? ...
  2. Tente novas experiências. ...
  3. Elenque as suas conquistas. ...
  4. Peça ajuda de pessoas próximas. ...
  5. Revisite as suas qualidades todos os dias. ...
  6. Questione-se constantemente. ...
  7. Faça terapia.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

Qualidades

  1. Flexibilidade. Pessoas rígidas, que não mudam de opinião e não são flexíveis costumam ser um pouco difíceis de trabalhar. ...
  2. Observação. Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. ...
  3. Entusiasmo. ...
  4. Paciência. ...
  5. Sinceridade. ...
  6. Organização.

Confira alguns exemplos de como falar sobre defeitos na entrevista de emprego:

  • “Tenho uma certa dificuldade em me organizar e cumprir com prazos. ...
  • “Sou uma pessoa muito tímida e isso me prejudica na hora de realizar reuniões ou apresentações em grupo no ambiente de trabalho.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Exemplos de pontos fortes: Sou uma pessoa curiosa, que busca por novidades e novas experiências. Gosto de aprender coisas novas a adquirir novas habilidades. Sou persistente e dedicado, gosto de terminar o que começo, inclusive projetos difíceis.

Como preparar sua resposta sobre seus pontos positivos e negativos

  1. Liste seus pontos fortes e fracos (com sinceridade) ...
  2. Use o anúncio da vaga para orientar a sua resposta. ...
  3. Pontos positivos: foque sua resposta no que a empresa procura. ...
  4. Pontos negativos: escolha cuidadosamente o que você vai falar.

Dicas para falar sobre seus defeitos
Você também deve tentar permanecer positivo. Pode parecer impossível em uma pergunta sobre fraquezas, no entanto, já ajuda se você evitar palavras negativas como "fraco" ou "fracasso". Você também pode explicar como sua fraqueza pode ser vista como positiva no trabalho.

Segundo Juran, "característica de qualidade é qualquer aspecto, propriedade, atributo etc. de um produto, necessário para se conseguir a propriedade de ser adequado ao uso como, por exemplo, dimensões, acabamento, cor, dureza, acidez, durabilidade etc.".

O profissional que entende a fundo o que é Gestão da Qualidade é especializado em aplicar processos de melhoria e eficiência em linhas de produção. Alguém formado nessa área pode atuar em diferentes departamentos de uma organização, seja ela no setor de serviços, indústria, saúde etc.

Ou seja, elas podem ser aprendidas. As habilidades, por outro lado, são qualidades que o profissional tem para fazer alguma coisa. São aquelas características que podem ajudar um funcionário a desenvolver determinadas competências.

Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Do latim qualitate.

Qualidade de vida no trabalho é um índice de satisfação do colaborador no trabalho, medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico, interação social, crescimento pessoal entre outros. Também é conhecido como QVT e é essencial para a diminuição do turnover e o sucesso do negócio.