O que são propriedades organolépticas da água?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

São elas: Cor, brilho, transparência, brilho, textura, odor e sabor.

As propriedades podem ser classificadas em gerais e específicas que, por sua vez, se dividem em: químicas, físicas, organolépticas e funcionais.

Estas Propriedades Organolépticas são muito importantes em Marketing de Alimentos, para orientar o consumidor em sua escolha e, em especial, para avaliação e verificação do bom Estado para o Consumo. Exames organolépticos ou sensoriais são essenciais, para que se possa garantir Segurança do Alimento.

A água pura (sem substâncias dissolvidas) tem um pH de 7, não sendo ácida (pH>7) nem básica (pH<7). As moléculas de água são altamente coesas devido às pontes de hidrogénio, tendo uma grande capacidade para permanecer unidas, resistindo à separação. A água é o mais coeso dos líquidos não-metálicos.

A água no estado sólido apresenta ligações mais duráveis. Já no estado líquido, as ligações de hidrogênio são desfeitas e refeitas rapidamente, o que garante a fluidez da água. No estado gasoso, as moléculas não estão ligadas por essas ligações, sendo encontradas, portanto, de maneira individual.

Das propriedades da matéria listadas pelo enunciado, apenas a massa não é uma propriedade organoléptica. Propriedades organolépticas são todas as propriedades de uma matéria que podem ser percebidas pelos sentidos humanos.

Inflamabilidade e poder oxidante são exemplos de propriedades químicas. Propriedades experimentadas pelos cinco sentidos são propriedades organolépticas. As propriedades funcionais são associadas ao conjunto de substâncias definidas como ácidas, básicas, sal ou óxido.

Teste realizado com o intuito de avaliar as condições sensoriais do alimento/água, ou seja, um processo de avaliação criterioso em suas características de paladar, odor, cor e textura.

As propriedades que estudaremos são: Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade.

Tais propriedades são, para cada substância, suas propriedades específicas, individuais de cada tipo particular de substância (e mais genericamente, de matéria) propriedades organolépticas, químicas ou físicas.

Na antiguidade, as propriedades organolépticas, eram importantes na caracterização das substâncias. A palavra ácido, por exemplo, vem do latim acere, que significa azedo, e produtos que tinham esse sabor, como o vinagre, o leite coalhado e o suco de limão, eram considerados ácidos.

Cor. A cor é uma propriedade organoléptica percebida pela visão e ditada pelos comprimentos de ondas do espectro eletromagnético. Os olhos, órgãos receptores, são sensíveis à radiação eletromagnética dentro de uma faixa específica, denominada espectro visível.

Estas características, ou atributos sensoriais, tendem a ser percebidos na seguinte ordem: aparência, aroma, consistência e sabor. No entanto, no processo de percepção, a maioria ou todos os atributos se sobrepõem, ou seja, a pessoa recebe uma camada quase simultânea de impressões sensoriais.

As propriedades específicas nos permite distinguir uma substância de outra. Dentre as propriedades específicas, podemos citar: Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade. Propriedades organolépticas: São as propriedades percebidas pelos sentidos.

Por exemplo, a água é a única substância que possui densidade igual a 1,0 g/cm3, congela em 0ºC, ferve em 100 ºC, em condições normais de temperatura e pressão.

As características básicas de uma água potável são não possuir cor (incolor), gosto (insípida) ou cheiro (inodora).

A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso. Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água.

Mais da metade do corpo humano é composto de água, sendo que esta ajuda na hidratação, é responsável pelo transporte de nutrientes e participa de todas as reações químicas do organismo, funcionamento das células, ajuda na eliminação de toxinas, regula a temperatura.

Dizemos que a água está contaminada, ou imprópria para o consumo, quando apresenta sujeira e micro-organismos que causam doenças ao homem e aos animais.

A água é insípida porque não tem sabor; A água é incolor porque não tem cor; A água é inodora porque não tem cheiro.

As propriedades funcionais da matéria referem-se as características relacionadas aos grupos funcionais como ácido, base, álcool, óxido e sais. Lembra do exemplo com a laranja e a tangerina? Elas são frutas ácidas, então pertencem ao mesmo grupo funcional, o dos ácidos.