O que são projeções cartográficas Cite 3 exemplos?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Existem três principais tipos de projeções cartográficas: plana, cilíndrica e azimutal. Sabemos que o mundo possui um formato semelhante ao de uma bola. Sendo assim, é impossível representá-lo corretamente em um plano sem haver distorções.

Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).

As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.

A projeção cilíndrica conforme conserva a forma dos continentes, direções e ângulos, mas altera a proporção das superfícies, como é o caso da primeira projeção elaborada por Mercator. Gerard Mercator (1512-1594) desenvolveu seu trabalho, durante as grandes navegações do século 16.

Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados. Sua leitura é feita pela identificação dos elementos dos mapas (título, legenda, orientação, escala e projeção cartográfica) e interpretação dos seus símbolos.

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.

Os pontos a mapear ficam limitados a uma parte do modelo, chamado fuso. O sistema de projeção UTM é o mais utilizado no Brasil.

Projeções cartográficas

  • Projeção cilíndrica.
  • Projeção azimutal.
  • Projeção cônica.

Utilização da cartografia atualmente
Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.

A Cartografia
Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

A projeção cartográfica significa projetar a superfície irregular de nosso planeta – que tem a forma de geóide – em um plano. Dessa maneira, obviamente, existem distorções, uma vez que não é possível colocar três dimensões em duas. Por conta disso, foram desenvolvidas diversas projeções para amenizar essas deformações.

Johann Heinrich Lambert

Projeção cônica conforme de Lambert ou projeção cônica de Lambert é uma projeção cônica e conforme desenvolvida pelo matemático Johann Heinrich Lambert em 1772, e que permaneceu desconhecida (como uma projeção associada a Lambert) por mais de um século, sendo desenvolvida independentemente por Harding, Herschell e ...

A projeção cartográfica é um sistema de linhas imaginárias traçadas de maneira sistemática de modo a formar uma malha. As projeções cartográficas são importantes porque permitem a criação de mapas. As projeções cartográficas são representações da superfície terrestre em um plano.

Os tipos de mapas que vamos abordar são: os mapas físicos, mapas demográficos, mapas econômicos, mapas históricos e ainda mapas estilizados.

Os principais tipos de mapa são:

  1. Mapa físico. Os mapas físicos são representações de elementos físicos e naturais de um território, que independem da ação humana. ...
  2. Mapa político. ...
  3. Mapa demográfico. ...
  4. Mapa histórico. ...
  5. Mapa econômico. ...
  6. Mapa de vegetação. ...
  7. Mapa estilizado (anamorfose)

Projeção de Mercator

Elaborada pelo cartógrafo, geógrafo e matemático Gerhard Mercator (1512-1594), a Projeção de Mercator é uma das mais utilizadas.

A projeção de Mercator foi desenvolvida pelo cartógrafo Gerhard Mercator (1512–1594), nascido na antiga região europeia de Flandres, onde hoje se localiza a Bélgica.

A projeção de Mercator é uma projeção cartográfica desenvolvida por Gerhard Mercator no ano de 1569. Trata-se de uma projeção do tipo cilíndrica conforme, caracterizada pela conservação das formas dos territórios e distorção de seus tamanhos, principalmente daqueles países situados mais distantes da Linha do Equador.

A projeção plana é um método de projeção normalmente utilizado para representar o mundo, tendo como ponto de partida uma das regiões polares. Ao ser utilizada para a representação de todo o planeta, a mesma possui escalas grandes. Ou seja, com pouco detalhamento.