O que são produtos tangíveis e intangíveis?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

Os tangíveis são os bens materiais. São aqueles produtos dotados de uma existência física e que se constituem na forma de um objeto. Exemplos de produtos tangíveis: automóveis, peças de vestuário, cerveja, xampu, alimentos etc.

Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software.

Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.

Apesar de não ser a única característica desses ativos, podemos definir os bens intangíveis como aqueles que não possuem uma forma física, ou seja, as propriedades imateriais de uma empresa, como é o caso de direitos autorais, marcas, patentes, receitas, carteira de clientes, entre outros.

Como o próprio nome indica, os ativos tangíveis são aqueles que podem ser tocados. Por outro lado, os ativos intangíveis são os ativos imateriais, que não podem ser tocados e que tem vida útil superior a um ano. Alguns exemplos são: marcas, integridade, tecnologia, recursos humanos, estratégias de mercado e princípios.

Tangibilizar serviço é uma forma de trazer valor que são percebidas pelo seu cliente, fazendo com que ele considere esse serviço como de melhor qualidade se comparado com o da sua concorrência.

Significado de Tangível
adjetivo Que se consegue tocar; que pode ser apalpado; tocável. Que se pode perceber através do tato; corpóreo. [Figurado] Que é compreensível; que se entende com facilidade. [Figurado] Diz-se das propriedades (bens) que existem concretamente.

O produto tangível se refere a um item materializado com características que o consumidor consegue visualizar, como design, embalagem, qualidade, cor, tamanho, entre outros atributos. Ou seja, é algo que ele consegue pegar, experimentar ou sentir e que pode ser colocado em uma vitrine.

Os custos mais comuns são: hardware, software, telecomunicações, serviços e pessoal. Os benefícios podem ser de dois tipos: tangíveis e intangíveis. Os tangíveis podem ser quantificados e possuem um valor monetário; incluem custos de baixa operacionalidade e aumentam as flutuações monetárias.

Entre os bens tangíveis podemos elencar os seguintes: máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, instalações etc. E, entre os bens intangíveis, podemos citar: softwares, direitos autorais, marcas comerciais etc.

Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.

Um ativo intangível deve ser reconhecido inicialmente ao custo. 25. Normalmente, o preço que a entidade paga para adquirir separadamente um ativo intangível reflete sua expectativa sobre a probabilidade de os benefícios econômicos futuros esperados, incorporados no ativo, serem gerados a seu favor.

Como contabilizar ativo intangível
Se o item não for reconhecido como ativo intangível segundo os critérios do CPC 04, ele entra como despesa no balanço patrimonial. Se for reconhecido como ativo intangível, ele entra para um grupo chamado de “ativo não-circulante”.

Exemplos de Bens Tangíveis

  • Imóveis;
  • Terrenos;
  • Equipamentos;
  • Máquinas;
  • Veículos;

Confiança

Confiança: o principal ativo intangível de uma empresa.

De acordo com especialistas, investir em bens intangíveis é indispensável para uma organização manter-se no mercado e crescer economicamente. Pesquisas mostram que aquelas com maiores ativos intangíveis geram mais lucros para seus acionistas e constroem um verdadeiro valor para suas marcas.

Já os benefícios intangíveis são aqueles de difíceis para quantificar, como aumento da competitividade, aumento da flexibilidade do produto e do processo, e agilidade na resposta ao cliente.

1. Tangibilidade. A tangibilidade é a facilidade para mensurar claramente por qual coisa o cliente está pagando e, para o empresário, quanto custou para produzi-la. O produto tem uma tangibilidade maior, enquanto no serviço é mais difícil de mensurar o esforço despendido para a sua prestação.