O que são processos unitários E o que são operações unitárias?

Perguntado por: alacerda6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Cada uma das etapas sequenciais de uma linha de produção industrial é, portanto, uma operação unitária. O conjunto de todas as etapas compõe um PROCESSO UNITÁRIO. Operações Unitárias são sequencias de operações físicas necessárias à viabilização econômica de um processo químico.

Definição e importância das operações unitárias
Pode-se citar, por exemplo, filtração, sedimentação, destilação, condensação, refrigeração, centrifugação, agitação e moagem. A combinação e a sequência das operações determinam a natureza final do produto elaborado.

Dentre elas, é possível citar a Absorção, Bombeamento de Fluidos, Destilação, Extração, Peneiramento, Secagem, Trocadores de Calor, Filtração, Cristalização, entre tantas outras.

A operação unitária separação também é utilizada para separar tamanho e cor dos alimentos. Para este tipo de operação são utilizados os processos de: centrifugação, filtração, extração, concentração, ultrafiltração.

Resposta 2 - Processo Unitário é a combinação de uma ou mais operações unitárias em uma sequência específica, projetada para produzir um produto final ou intermediário. Ele é a maneira como as operações unitárias são organizadas para formar um processo completo.

Operações Unitárias Farmacêuticas são os processos físicos e químicos necessários para a fabricação de medicamentos, alimentos e cosméticos, desde a obtenção da matéria-prima até o produto final.

As principais Operações Unitárias na Engenharia Química são: transferência de calor (que tem como função transferir energia térmica entre fluidos ou entre fluido e sólido), transferência de massa (que tem como função transferir massa entre fluidos ou entre fluido e sólido), operações mecânicas (que tem como função ...

A moagem é uma operação unitária de redução de tamanho, em que o tamanho médio dos alimentos sólidos é reduzido pela aplicação de forças de impacto, compressão e abrasão.

Uma operação unitária envolve uma reação química, mas acontece somente numa etapa de uma fabricação de um produto. Já um processo unitário também acontece dada uma reação química, mas acontece em diversos passos.

Um Processo Químico Industrial é um conjunto de operações coordenadas que causam transformações físicas e/ou químicas na matéria, as quais visam a produção em escala comercial de produto(s) desejado(s) a partir de matéria(s) prima(s) selecionadas ou disponíveis.

As principais operações unitárias preliminares são: Branqueamento. Classificação. Colheita e recepção.

A Operação de Extracção é também uma operação de separação/purificação muito comum a nível industrial. Na extracção, a separação do soluto da mistura de alimentação é promovida pela adição de outro composto (um terceiro composto no caso da alimentação ser uma mistura binária), o qual designamos por solvente.

O estudo das operações unitárias permite predizer o comportamento de sistemas. Usam-se as seguintes ferramentas: Princípios ou leis da conservação de massa, quantidade de movimento e entalpia. Equações constitutivas ou descritivas do fenômeno de transferência.

A centrifugação é uma operação unitária para separação de duas fases (camadas separadas) duma mistura por ação da força centrífuga a que fica sujeita, quando em movimento de rotação. A centrifugação é usada para separar sólidos em suspensão num líquido, constituintes de misturas coloidais e constituintes imiscíveis.

O processo de adsorção é uma das operações unitárias utilizadas na indústria química, visto que, possui a capacidade de remoção de substâncias contaminantes e indesejáveis.

Evaporação é a remoção do solvente, em forma de vapor, de uma solução. Esta operação unitária ocorre em evaporadores, sendo utilizados para concentrar uma solução composta por um soluto não volátil e um solvente volátil.