O que são práticas corporais de aventuras?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O que são ? Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.

As práticas corporais de aventura na natureza têm como principal característica a conexão com os espaços naturais em sua imprevisibilidade, valendo-se das incertezas para conseguir as sensações de movimento e aventura.

São os jogos, a dança, a ginástica, as lutas, o esporte, incluindo o de aventura, e as práticas orientais, como Tai chi chuan, Lian Gong, Yoga, etc.

As práticas corporais de aventura surgiram primeiramente nos países desenvolvidos com marco de sua origem em 1970 e consolidou-se em 1990, com modalidades recreativas de adultos como: skydiving, surfe, montanhismo, paraquedismo, trekking, escalada, parkour, slackline, alpinismo, ciclismo de montanha e paintball, entre ...

O objetivo dessa cartilha é mostrar como as práticas corporais de aventura alternativas (Slackline; Skate; Ciclismo; Escalada; Rapel; Trekking; e Arvorismo) podem contribuir com a aprendizagem das crianças quando mediado pelo professor de Educação Física facilitando sua inserção no âmbito escolar.

São classificadas de duas formas quanto ao local onde acontecem: urbana ou na natureza. Junto com sua prática, traz uma contribuição para conscientizar sobre preservação do meio ambiente.

Um exemplo de prática corporal de aventura adaptada ao meio urbano é o skate, originado do surfe. Há também aquelas que são praticadas exatamente como na natureza, como o slackline, e outras específicas dos ambientes urbanos, como o parkour e o patins.

O autor aponta que as práticas corporais de aventura conduzem a sensações positivas, como o prazer e bem-estar, além de participar de uma (re)construção da identidade, por meio de uma relação consigo, atrelado em um contexto individual.

As práticas corporais e/ou atividades físicas são consideradas fator de proteção à saúde e contribuem para o aumento da qualidade de vida.

As práticas de aventura costumam ser relacionadas a ambientes no meio da natureza, como a escalada de uma montanha ou a descida de uma corredeira em um caiaque etc. Mas quando falarmos em práticas de aventura urbana, trata-se de atividades que buscam simular as mesmas sensações e movimentos, só que na cidade.

Quais os benefícios do esporte de aventura?

  • 1) Ajuda a controlar a ansiedade. ...
  • 2) Estimula a autoconfiança. ...
  • 3) Melhora a força muscular. ...
  • 4) Incentiva à prática de outras modalidades esportivas. ...
  • 5) Reduz o risco de doenças cardiovasculares. ...
  • 7) Desenvolve a paciência. ...
  • 8) Amplia a capacidade de tomar decisões sob pressão.

As práticas corporais são práticas e fenômenos heterogêneos que se mostram ao nível corpóreo e que constituem-se como manifestações humanas, tais como os jogos, danças, ginásticas, esportes, artes marciais, acrobacias, brincadeiras, práticas corporais de aventura, entre outras.

As práticas corporais são atividades coletivas e/ou individuais realizadas de forma sistemática ou pontuais por meio de atividades como, por exemplo, a dança, as lutas marciais, os jogos, as brincadeiras, dentre outras.

Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde.

Tanto que não é por acaso que o surf, skate e paraquedismo estão entre os esportes mais praticados no Brasil.

O Dangerous Sports Club (Clube dos Esportes Perigosos), que foi fundado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, era um dos pioneiros em relação aos esportes de aventura. Atualmente temos dezenas de esportes de aventura, tais como windsurfe, snowboard, parkour, sandboard, escalada, parapente, wakeboa, entre outros.