O que são pontinhos pretos nas fezes do bebê?

Perguntado por: ealvim . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

Se o bebê é amamentado e seus mamilos tem sangrado ou rachado, você deve procurar pequenas manchas pretas nas fezes normais do bebê. Isso é o resultado da digestão do bebê de um pouco de seu sangue e isso não é prejudicial.

O intervalo entre as evacuações só deve ser motivo de preocupação se houver desconforto e dor ou se passar de quatro dias. Um bebê que não faz cocô há quatro dias, mas está animado,dormindo e mamando, pode estar saudável. Se a criança estiver incomodada, vai chorar e demonstrar irritação.

Durante os primeiros meses do seu bebê, você notará bastante cocô marrom, amarelo e verde – todas essas são cores normais para bebês amamentados de maneira exclusiva ou por fórmula. Mas o sangue nas fezes, sejam pequenos flocos ou grandes manchas, pode indicar um problema médico.

Para fazer o diagnóstico da presença de vermes intestinais deve-se fazer o exame parasitológico de fezes, que detecta a presença de ovos ou larvas de qualquer tipo de verme, como os causam teníase ou ascaridíase, também conhecido como lombriga.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Sinais de desidratação

  1. Choro sem lágrima;
  2. Saliva muito espessa;
  3. Boca seca;
  4. Hipoatividade da criança;
  5. Temperatura do corpo mais elevada;
  6. Urina muito concentrada e em menor quantidade.

O cocô do bebê até os seis meses de vida
O cocô do bebê em aleitamento materno exclusivo tem a cor amarelo-ouro ou amarronzada, podendo conter alguns grumos de leite. A consistência é mole e aquosa e o cheiro é bem discreto e adocicado. A frequência costuma ser alta.

Para identificar se o bebê tem alergia à proteína do leite de vaca, deve-se observar o aparecimento de sintomas após tomada do leite, que normalmente são vermelhidão e coceira na pele, vômitos fortes e diarreia.

A ingestão de alcaçuz, chumbo, comprimidos de ferro, medicamentos que contenham bismuto ou o consumo de mirtilos também pode causar fezes pretas. Além disso, a beterraba e o tomate às vezes podem tornar as fezes com uma aparência avermelhada.

Trata-se de uma doença intestinal causada por alergia a alguma proteína da dieta, em geral do leite de vaca ou da soja, que ocorre especialmente em crianças pequenas. Pode iniciar até mesmo no 2º mês de vida em bebês que são alimentados exclusivamente com o leite materno.

Tratamento de gastroenterite em crianças

  • Líquidos e soluções de reidratação.
  • Em casos raros, antibióticos para determinadas infecções.
  • Em casos raros, medicamentos que limitam os vômitos ou a diarreia.

Parasitoses Intestinais

  • AMEBÍASE (ameba) A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. ...
  • GIARDÍASE (giárdia) ...
  • ASCARIDÍASE (lombriga) ...
  • ANCILOSTOMÍASE (amarelão) ...
  • ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal)

Saiba quais são os sintomas de vermes

  1. diarreia;
  2. perda de peso;
  3. náuseas e vômitos;
  4. dor na região abdominal.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.

São infecções causadas por vermes e protozoários que se depositam no intestino humano. Para aliviar os sintomas e evitar complicações, é importante procurar ajuda médica para iniciar o tratamento, que não costuma demorar muito para fazer efeito.

O verme fêmea migra do anus para a região perianal (normalmente à noite) para depositar ovos. A substância pegajosa e gelatinosa na qual os óvulos são depositados e os movimentos dos vermes fêmeas provocam pruridos perianais.

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h.

4- Muco ou espuma: alguns bebês fazem um cocô que parece um catarro, às vezes tem uma espuma também. Essas são variações da normalidade, o intestino é um órgão que produz muco. Diante de quadros infecciosos ou mesmo normalmente é possível que saia um mucozinho.