O que são poemas visuais 5 ano?

Perguntado por: obonfim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

POESIA VISUAL É UMA EXPRESSÃO POÉTICA INFORMAL QUE VALORIZA OS EFEITOS VISUAIS, OU SEJA, SUA ESTRUTURA FORMA IMAGENS. ESSA IMAGENS COMPLETAM O SENTIDO DO POEMA, DANDO MAIOR EXPRESSIVIDADE E PODENDO COMBINAR-SE COM OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.

Orientações:

  1. Organize os alunos em grupos de quatro crianças. Cada grupo deverá sortear um poema, disponível no material para impressão.
  2. Explique aos grupos, que deverão apresentar uma leitura com ritmo e entonação ou musicalizar o poema. ...
  3. Todos os grupos deverão apresentar a leitura do poema, dizendo quem é o autor.

Ao contrário dos poemas convencionais que são escritos apenas com palavras, os poemas visuais exploram a linguagem visual para criar uma experiência estética e sensorial única.

As principais características dos poemas. Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

A poesia visual transmite uma mensagem não só através da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para chamar a atenção do leitor. Através desse tipo de poesia, é possível ter variados pontos de vista sobre uma mesma obra.

GM – Há uma confusão entre as duas, porque ambas têm um apelo à imagem muito forte. Mas a poesia visual nem sempre se utiliza da palavra, ela passa sua mensagem pela imagem, tendo ela caracteres tipográficos ou não. Na poesia concreta a palavra está sempre presente, fragmentada, fundida, reinventada, mas está lá.

A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor". O poema é bastante variável, seja em relação ao seu estilo, extensão ou temática. É possível, por exemplo, encontrarmos um haicai (de apenas três versos) sobre o salto de uma rã ou um soneto (de quatro estrofes) sobre o amor.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

O exercício poético desenvolve uma percepção mais rica da realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a sensibilidade. Aprender a escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas.

O que é a poesia visual? A poesia visual é um tipo de poesia cujas palavras se organizam dentro do formato de uma imagem. Isso é a grosso modo, para que possamos explicar a nossos filhos.

Iniciado nos anos de 1950, exerceu grande influência na literatura, na música e nas artes plásticas. A poesia concreta foi a principal corrente de vanguarda da literatura brasileira. Iniciado em 1956, o Concretismo foi liderado por três poetas paulistas: os irmãos Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari.

A poesia visual não foi uma “invenção” contemporânea. Ela surgiu já na Grécia clássica e se expandiu por todo o território europeu, até atingir seu ápice na Modernidade. Naquela época, a intenção dos poetas era criar um sentido mágico e religioso.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

O poema é um gênero textual que pode ser escrito conforme rígidas normas — os poemas de forma fixa — ou em versos livres, nos quais mais valem as imagens do que a métrica. Afinal, o que é o poema? A poesia, como expressão da arte, pode ser definida? O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários.

Dessa maneira seu poema pode ser classificado por estrofes regulares, brancos ou livres. Em relação ao seu texto, ele pode ser ainda dramático e lírico, por exemplo.

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.