O que são plantas inimigas?

Perguntado por: vflores . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Já as plantas inimigas, têm um efeito negativo uma na outra. Se cultivadas juntas, podem acabar competindo por um nutriente presente no solo, deixando a outra fraca. O efeito alelopático também ocorre nesse caso, dessa vez com uma consequência: substâncias presentes em um cultivo podem ser danosas para outros.

As plantas companheiras são aquelas que contribuem para um melhor desenvolvimento das “suas vizinhas”, ou seja, as plantas em redor. Por outro lado, as plantas antagónicas são “má vizinhas”, ou seja, inibem as germinação das plantas em seu redor.

Plantas antagônicas: repolho, couve, funcho, salsa. Plantas companheiras: ervas aromáticas, batata, salsão, beterraba, alface.

Por outro lado, existem espécies que devem ser evitadas de serem plantadas próximas. Isso porque ao contrário das plantas companheiras, são chamadas de antagônicas pois competem por nutrientes e não se desenvolvem bem quando lado a lado.

O solo arenoso também é considerado mais suscetível à degradação e à perda de capacidade produtiva quando comparado aos de textura mais fina. Além disso, a baixa proporção de argila e de matéria orgânica faz essa variedade de terra ter baixa retenção de nutrientes e de água.

Há quem pense que dá para cultivar várias espécies de plantas juntas no mesmo vaso, mas isso não é verdade! Algumas plantas são antagônicas, ou seja, elas competem por espaço, luz, nutrientes e água. Neste caso, uma acaba se sobressaindo, fazendo com que a outra morra.

As propriedades alelopáticas compatíveis também favorecem o cultivo combinado dos dois vegetais. Alecrim, sálvia e tomilho: por requererem os mesmos cuidados, os três vão muito bem juntos e podem ser plantados tanto em canteiros quanto em vasos.

tomate: as plantas companheiras do tomate podem ser alface, cebola, aipo, salsa, hortelã, manjericão, dentre outras; pimentão: boas plantas companheiras do pimentão podem ser alface ou chicória.

Rúcula. Companheiras: Brócolos, Couve, Nabo, Rabanete.

Combina com couve-de-Bruxelas, brócolis, cebola, acelga, repolho.

Característica do que é contrário ou oposto; contrário, incompatível, oposto: argumento antagônico. Contrário estabelecido entre duas noções, conceitos, ideias etc.: apresentou um conceito antagônico ao já estudado. Pessoa Antagônica.

Antagônico é uma expressão que se refere a tudo aquilo que apresenta antagonismo, ou seja, tudo que se apresenta de forma contrária, que faz oposição entre duas noções, dois conceitos, duas ideias. Conceitos antagônicos são conceitos ou opiniões contrárias sobre um mesmo tema, um mesmo argumento.

Ação antagônica, que se desenvolve de modo oposto; tendência para se comportar de maneira contrária a; oposição. Manifestação de princípios contrários a algo ou alguém. [Figurado] Relação de discordância ou de oposição entre personagens.

Ao plantar suculentas juntas, elas crescem mais devagar para manter melhor o projeto original do arranjo. Pode ser mais complicado regá-los quando estão próximos. Mas, especialmente se você está criando o arranjo como um presente ou para um evento, essa é uma ótima maneira de plantar suas suculentas.

Entre as espécies vegetais, as mais indicadas são as leguminosas (feijão-de-porco, o guandu, a cotralaria, o caupi, o kudzu tropical, a mucuna preta e o amendoim forrageiro), que conseguem capturar o nitrogênio do ar e incoporá-lo ao solo.

Plantas atrativas para inimigos naturais
Existem plantas que podem ser empregadas na agricultura como forma de atrair e manter na lavoura a presença de inimigos de pragas agrícolas, como forma de controle biológico.

A folha tem a função de produzir o alimento das plantas (fotossíntese), bem como de libertar oxigênio, o que acontece através do processo de transpiração e respiração. Além disso, a função das folhas é a de ser alimento para muitos animais e até mesmo de habitação de outros.

Esta área de atuação tem como objetivo a produção agrícola baseada no uso de práticas sustentáveis e manejos dos agroecossistemas que possibilitem a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

Entretanto, a areia é fundamental para o desenvolvimento de algumas espécies! Esse é um ótimo tipo de substrato para suculentas e cactos, pois essas plantinhas precisam de um substrato muito permeável, que acumule pouca água. Para isso, um solo arenoso é fundamental!

Terra preta ou marrom
É um solo rico em matéria orgânica, pois animais morrem em florestas e troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microrganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.