O que são Piocitos?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Piócitos são traços de glóbulos brancos que aparecem na urina e podem ser identificados no exame de urina (exame EAS). A liberação de leucócitos na urina é razoavelmente comum, desde que dentro dos valores de referência. Além disso, é importante analisar eventuais quadros de saúde que podem causar a alteração.

O valor considerado normal para a presença de hemácias na urina é de 10.000 por mL ou 3 a 5 hemácias por campo.

Valores normais estão abaixo das 10.000 células por mL ou 5 células por campo.

Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção. É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia; Urocultura ou cultura da urina.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas. Neste exame, a urina é inoculada em meio de cultura.

É perfeitamente possível ter bactérias na urina, mas não ter infecção urinária. Quando o paciente tem bactérias na urina, mas não apresenta nenhum sinal ou sintoma de infecção urinária, dizemos que ele tem apenas bacteriúria assintomática.

Os sintomas da infecção urinária na bexiga mais comuns são:

  • necessidade frequente de urinar;
  • queimação ao urinar;
  • perda de urina, em alguns casos;
  • febre;
  • dor na parte inferior das costas;
  • aumento da vontade de urinar a noite e.
  • urina com aparência turva.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Diabetes e hipertensão arterial são condições sistêmicas em que o exame de urina pode indicar maior grau de severidade. Não há dúvidas de que essa dupla é mortal, e o número de mortes no mundo só aumenta: 50 milhões por ano. Na diabetes descompensada a glicose é detectada na urina.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

O pH da urina, em suas condições normais, mostra numerações levemente ácidas que vão de 5,5 a 7,5, usadas como parâmetro para verificar possíveis anormalidades no sistema urinário e, porventura, problemas nas regiões musculares.

A saída de pus pela uretra é um sinal típico das uretrites, sendo quase sempre causada por uma doença sexualmente transmissível. O corrimento uretral vem frequentemente acompanhado de disúria. Tanto a cistite quanto a pielonefrite não provocam corrimento uretral, sendo este é um sintoma típico de infecção da uretra.

Piúria é a presença de leucócitos degenerados ou pus na urina. Pode ser um sinal de uma infecção bacteriana, viral ou fúngica do trato urinário. A causa mais comum é cistite.

As análises de sangue em laboratório, como um hemograma completo, podem detectar a presença de uma infecção nos rins, por meio da análise de sangue, quantificando as células brancas (indicativas de infecção no organismo).

A infecção urinária é caracterizada pelo crescimento bacteriano de pelo menos 105 unidades formadoras de colônias por ml de urina (100.000 ufc/ml) colhida em jato médio e de maneira asséptica.

Um dos primeiros sinais de processo infeccioso bacteriano é a febre persistente que faz com que o médico procure identificar o foco infeccioso. O hemograma cursa com leucocitose, neutrofilia, linfopenia, eosinopenia e presença de desvio à esquerda e granulócitos imaturos.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Quais são os sintomas de uma infecção da bexiga?

  • Necessidade de urinar com maior frequência, incluindo à noite.
  • Uma sensação de dor ou queimação ao urinar.
  • Dor no baixo ventre e, algumas vezes, na região lombar.
  • Urina turva e, talvez, sangue na urina.
  • Às vezes, febre.

Entre as bactérias citadas, a Escherichia coli destaca-se por ser a principal causadora da infecção urinária.