O que são pessoas passivos?

Perguntado por: agil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

É a situação de tentar resolver o problema de outra pessoa, ou de concertar algo que não tem concerto ou que não precisa do mesmo. Colocar-se de maneira passiva envolve compreender seus limites em relação à algo ou outra pessoa. De uma forma simples, a atitude do fazendeiro após o plantio é relativamente passiva.

Qual a diferença entre ativo e passivo? Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Caso seja leigo no assunto, aí vai a explicação de cada um desses conceitos. O gay ativo é aquele que nas relações sexuais, opta por sempre ser aquele que penetra seu pênis no ânus do parceiro. O homossexual passivo é justamente ao contrário: no sexo é aquele que, literalmente, é penetrado pelo parceiro.

Os 6 passos são:

  1. Reconhecer o comportamento passivo-agressivo. O passo mais importante é reconhecer o comportamento passivo-agressivo. ...
  2. Recusar-se a participar do ciclo passivo-agressivo. ...
  3. Afirmar os sentimentos de raiva. ...
  4. Lidar com a negação. ...
  5. Revisitar a situação. ...
  6. Identificar áreas de competência.

A passividade caracteriza-se por uma ausência ou reduzida vontade de agir e também por uma fraca capacidade de reação. O sujeito que sofre de passividade tem igualmente uma falta de iniciativa e de poder de decisão.

Estilo de comunicação passivo
Os comunicadores passivos têm dificuldade em expressar suas necessidades e lutar por suas convicções. Pessoas assim hesitam em tomar a dianteira porque querem evitar conflitos. Para seus colegas de trabalho, os comunicadores passivos parecem descontraídos ou até tímidos.

A passividade é considerada uma virtude, mas não deve ser levada ao pé da letra em todas as situações. Uma pessoa passiva demais, por exemplo, pode acabar tendo problemas por aceitar tudo o tempo todo. Isto não é benéfico.

Que não demonstra iniciativa e ação: 1 apático, desanimado, inativo, desinteressado, displicente, impassível, inapetente, indiferente, indolente, inerte, negligente, parado.

Que não demonstra iniciativa e ação: 1 desinteressada, desanimada, apática, parada, inativa.

Pessoa que está sempre em ação: 1 dinâmica, ágil, viva, enérgica, animada, agitada, mexida, movimentada.

adjetivo Pronto para agir; vivo, laborioso, diligente, empreendedor: trabalhador ativo. Que tem eficácia; enérgico, eficaz: remédio ativo. Que possui capacidade de ação; capaz de agir; diligente.

No âmbito comportamental, costuma-se usar a expressão "pessoa relativa" para se referir ao indivíduo que possui um comportamento flexível em relação a suas ações e decisões.

Comunicadores passivos costumam falar em rodeios o que querem e não vão direto ao ponto. Assim, costumam falar baixo e assumir uma postura submissa, defensiva e de evasão. Por exemplo, imagina que cabe a um profissional cobrar um colega pela entrega de um relatório atrasado.

Para que a mudança aconteça a pessoa precisa entender que expressar os seus sentimentos, conversar de forma transparente e negociar com argumentos é a melhor forma de resolver uma situação e não fugir, dizer uma coisa e fazer outra. Ou seja, a mudança de comportamento exige enfrentamento.

A passividade é uma característica de quem é passivo, ou seja, que não atua ou é indiferente a algo. Se, ter atitudes no trabalho é essencial, o comportamento passivo é a contramão do como deve ser o posicionamento de um colaborador dentro de um ambiente profissional.

O maior perigo da passividade é que, quando instalada, vai minando a força moral e tornando a pessoa suscetível a imoralidades. A incapacidade de reagir frente a situações de pecados e tentações revela a intensidade da passividade.

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.