O que são pessoas gramaticais exemplos?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Desta maneira, as pessoas gramaticais no singular são: eu, tu, ele ou ela; e no plural são: nós, vós, eles ou elas. Portanto, as pessoas gramaticais são reconhecidas através dos pronomes pessoais. A primeira pessoa é aquela que fala ou atua.

As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles). 1. ª pessoa do singular: eu - Indica que existe um emissor.

b) A segunda pessoa verbal relaciona-se com a segunda pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais tu (singular) e vós (plural). Dessa forma, no discurso em segunda pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa com que quem se fala. Exemplo: Tu estudas muito.

Na gramática generativa (ou gerativa) de Chomsky, diz-se gramatical todo o enunciado que um sujeito falante considera pertencente à língua e conforme às suas regras. Na gramática descritiva fazem-se as descrições do funcionamento geral duma língua materna e da morfologia e da sintaxe de qualquer língua natural.

Flexão do verbo
O verbo flexiona em pessoa e em número, podendo ser: Pessoa: 1ª pessoa (a que fala), 2ª pessoa (aquela para quem se fala) ou 3ª pessoa (aquela de quem se fala ou aquilo de que se fala, quando esse assunto não for nem a 1ª nem a 2ª pessoa). Número: singular ou plural.

O narrador em terceira pessoa é um pouco diferente. O que ele mais usa para descrever os fatos e falar dos personagens são os pronomes na terceira pessoa, "ele, ela, eles, elas". Ele e ela do singular, e eles e elas do plural.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

São elas: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo. Já as classes advérbio, conjunção, interjeição e preposição são classes invariáveis, pois elas não aceitam nenhuma alteração. Permanecem iguais, independente se estão sendo usadas no plural, singular, masculino ou feminino.

Nesse sentido, no tocante a pessoas do discurso, você é classificado como segunda pessoa. Já as pessoas gramaticais indicam qual flexão verbal adotar, qual pronome oblíquo utilizar entre outros. Assim, nesse tipo de classificação, você é enquadrado como terceira pessoa do singular.

Há várias formas verbais, e elas surgem quando os verbos são conjugados, ou seja, quando as pessoas, os tempos e os modos verbais mudam. As pessoas verbais são: EU (1. ª pessoa do singular), TU (2. ª pessoa do singular), ELE/ELA (3.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2.ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3.ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

A primeira pessoa é a que fala de si própria, a segunda pessoa é a que é interpelada diretamente pela pessoa que fala e a terceira pessoa é a pessoa de quem se fala. Cada uma dessas pessoas pode ser uma (singular) ou várias (plural).

Por isso, ela é dividida em tipos distintos: gramática normativa, descritiva, histórica e comparativa.