O que são perguntas abertas e fechadas exemplos?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Perguntas fechadas são aquelas que são respondidas com um simples sim ou não. Já as perguntas abertas são aquelas em que a resposta demanda uma opinião ou explicação, tornando-se mais reveladoras!

Uma pergunta fechada é formada por opções de resposta já preenchidas para o respondente escolher. Já uma pergunta aberta pede que o respondente dê feedback com as próprias palavras.

– As perguntas abertas exigem que a pessoa pare, pense e reflita. Não são respostas fáceis; – As respostas são sentimentos, opiniões ou ideias pessoais sobre um assunto, e não fatos; – O controle da conversa é da pessoa que deve responder à pergunta, que inicia uma troca com a pessoa que perguntou.

O que são perguntas abertas
Nesse tipo de questão, o entrevistado tem liberdade para explicar, descrever e opinar sobre seu questionamento, de forma mais ampla e pessoal do que com respostas pré-definidas pelo questionário.

As perguntas de respostas abertas têm natureza exploratória, já que permitem que o respondente dê sua opinião sem ser induzido com opções preestabelecidas. Se o seu objetivo é saber qual é a resposta de forma imediata, tenha em mente que esse tipo de pergunta é mais complexa de analisar.

As perguntas fechadas são aquelas que restringem a resposta a poucas opções, como “Sim” ou “Não”. Logo, a construção de perguntas fechadas em geral envolvem um fato, uma suposição ou escolhas. Alguns exemplos de perguntas fechadas: Você tem dificuldade com [problema]?

As questões de resposta aberta permitem ao inquirido construir a resposta com as suas próprias palavras, permitindo deste modo a liberdade de expressão. As questões de resposta fechada são aquelas nas quais o inquirido apenas selecciona a opção (de entre as apresentadas), que mais se adequa à sua opinião.

Perguntas de fechamento fazem com que lidar com os momentos finais de uma negociação seja um pouco menos estressante, mas o estresse sempre estará presente. Não importa quão impressionada a outra parte tenha ficado durante a negociação ou o entusiasmo demonstrado pelo negociador.

Uma pergunta aberta pode levar a respostas superficiais. De fato, o entrevistado pode ser tentado a não ter tempo para refletir e responder com a primeira resposta que lhe vier à mente. A fim de ter uma alta taxa de resposta, recomenda-se não incluir muitas perguntas abertas em um questionário.

Seja objetivo e use uma linguagem direta. O entrevistado precisa entender exatamente o que você perguntou. Qualquer ruído que possa haver entre a leitura da pergunta e a ação de resposta prejudica o entendimento e impacta no que é relatado.

Acompanhe perguntas fechadas com perguntas abertas
Por exemplo, se tiver uma pergunta fechada como “Você acha que o produto foi eficiente?” Com as opções “Sim” e “Não”, você pode acompanhar como uma pergunta aberta “Como você acha que poderíamos melhorar o produto?” “

A entrevista aberta é utilizada quando o pesquisador deseja obter o maior número possível de informações sobre determinado tema, segundo a visão do entrevistado, e também para obter um maior detalhamento do assunto em questão.

As perguntas objetivas são aquelas perguntas feitas com o intuito de se descobrir algo sobre o objeto da frase. Pode-se dizer que a maioria das perguntas feitas pode ser classificada como perguntas objetivas. Por exemplo: Where are you going? (Onde você está indo?).

Veja algumas dicas para tornar sua resposta excelente:

  1. Leia a pergunta atentamente. O que, especificamente, está sendo perguntado? ...
  2. Forneça contexto para links. ...
  3. Tem o mesmo problema? ...
  4. Escreva da forma mais correta possível. ...
  5. Devolva a boa ação. ...
  6. Responda a boas perguntas. ...
  7. Responda sempre com educação e divirta-se.

As perguntas para pesquisa qualitativa poderiam ser, por exemplo: “Qual é o nível de analfabetismo na sua cidade?” A partir disso, você pode criar questões sub-relacionadas: “Como o analfabetismo impede o progresso do seu estado?” Ou “Como descreveria melhor o que você pensa sobre o analfabetismo?