O que são pequenos Carocinhos nos lábios?

Perguntado por: rreis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Os Grânulos de Fordyce são pequenos pápulas amarelos e esbranquiçados presentes nos lábios, no interior da bochecha (área da mucosa) e nos genitais. São referidos como glândulas sebáceas ectópicas (bolinhas de gordura superficiais na pele). As bolinhas de gordura podem se acumular e formar placas.

A denominação “Grânulos de Fordyce” refere-se a essas glândulas sebáceas ectópicas localizadas na região do vermelhão do lábio e da mucosa oral. A presença dessas glândulas na região dos lábios e mucosa oral chega acometer cerca de 70 a 80% da população adulta.

Como surge a bolha no lábio? Em geral, bolha labial é sinal de herpes. Ela costuma aparecer de forma discreta abaixo do lábio, podendo ainda ter a aparência de ferida. O contágio se dá de diferentes modos, tais como durante o beijo ou por meio do uso de objetos compartilhados (copo, talher e toalha).

Após o procedimento o paciente foi orientado a fazer uso de pomada com fibrinolisina, desoxirribonuclease e cloranfenicol (FibraseTM) 3 vezes ao dia por 10 dias.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

Recomendação. Quem tem grânulos de Fordyce deve evitar espremer em casa, pois pode aumentar o risco de infecção da pele.

E se você está se perguntando o que causa os grânulos de fordyce, normalmente são alterações hormonais – e também são mais frequentes em pessoas com a pele oleosa. Por exemplo, um caso típico é o de um adolescente que está com grande produção hormonal e também tem a pele mais oleosa.

Não são contagiosas e não têm relação direta com nenhum tipo de doença. Os grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas aumentadas em tamanho, podendo ser vistas a olho nu, quando deveria apenas ser vista microscopicamente.

As lesões podem durar a vida inteira a partir de seu aparecimento. “Apesar disso, são lesões benignas, ou seja, não trazem prejuízos funcionais ao corpo, sendo indicado o tratamento com objetivo puramente estético, em caso de incômodo ou prejuízos em relação à autoimagem do paciente”, explica Lucas Miranda.

As pequenas bolinhas brancas que ficam embaixo da cabeça do pênis são normais e benignas, pois facilitam o contato sexual e protegem o membro. As glândulas de Tyson (também chamadas de glândulas prepuciais) são um tipo de estrutura que todo homem apresenta após a puberdade, devido ao aumento dos níveis hormonais.

As glândulas sebáceas são responsáveis por produzir sebo, uma substância lipídica que evita o ressecamento da pele e a perda excessiva de água.

Ferida na garganta ou sensação de ter algo preso na garganta. Dificuldade para mastigar ou engolir. Dificuldade de mover a mandíbula ou a língua. Dormência na língua ou outra área da boca.

A dermatite de contato caracteriza – se por alergias envolvendo a região labial. Essa alergia pode ser de componentes do creme dental e de outros produtos dentários ou até mesmo alergia pelo uso de alguns tipos de batons.

Conhece os problemas e doenças que podem surgir nos teus lábios e descobre as principais causas e possíveis tratamentos.

  • Cianose, a doença dos lábios azuis. A cianose caracteriza-se pela coloração azulada dos lábios. ...
  • Carcinoma nos lábios (tumor cancerígeno) ...
  • Boqueiras, sabes o que são?

De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, há três jeitos de retirar as bolinhas de gordura, se essa for a orientação médica: através do laser, de cirurgia ou cauterização.

O inchaço labial causado por alergias é um problema conhecido como angioedema alérgico. Quando nosso corpo entra em contato com alérgenos, ocorre a liberação de histamina no organismo, causando o acúmulo de líquido sob a pele. De acordo com a Mayo Clinic, o angioedema alérgico é mais comum em alergias alimentares.