O que são os verbos que aparecem nos discursos diretos?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos, no discurso direto, para se referir ao modo como nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamentos.

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda! “Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.

Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros.

Por Mariana Rigonatto
Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos, no discurso direto, para se referir ao modo como nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamentos.

Normalmente, no discurso indireto utilizamos o tempo verbal imediatamente anterior àquele empregado no discurso direto: She said, "I am tired." = She said that she was tired.

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

Existem três tipos de discurso: o discurso direto; o discurso indireto; o discurso indireto livre.

Verbos declarativos ou que dão sentido de dizer (dicendi) são geralmente usados após declarações e citações. Prefira verbos neutros, como dizer, afirmar e declarar. Ex.: "É possível gerar desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente", disse a coordenadora.

Um verbo que enuncia busca dizer para a gente, busca mostrar para a gente alguma ação que acabou de acontecer, ou que vai acontecer, na fala de uma personagem. Se ela vai perguntar, se ela vai responder, se ela vai afirmar, replicar, argumentar, implorar.

Discurso direto: o narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

Resposta: É predominante o Pretérito nos discursos indiretos.

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

O discurso direto é a transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador, ou seja, a personagem fala por si mesma e essa fala vem sempre marcada por travessão ou aspas: “Filho, um dia isso tudo será seu”.

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo.

Os verbos dicendi explicam o ato oral realizado de forma direta e objetiva: dizer, perguntar, responder, concordar. Já os verbos sentiendi o fazem ao mesmo tempo que exprimem emoções (ex.: lamentar, gemer, gaguejar, rir).

São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

Pessoas verbais

  1. ª pessoa: Indica quem fala - eu e nós;
  2. ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós;
  3. ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles.