O que são os termos de uma oração?

Perguntado por: uilha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os termos constituintes da oração são as palavras que compõem ou estruturam os discursos linguísticos. São classificados em: Termos essenciais (sujeito e predicado) Termos integrantes (complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva)

Toda oração é formada por termos chamados essenciais, o sujeito e o predicado.

Os termos integrantes da oração são o complemento nominal, o complemento verbal (objeto direto e objeto indireto) e o agente da passiva.

Termo é a palavra considerada de acordo com a função sintática que exerce na oração. Também conhecidos como termos "fundamentais", são representados pelo sujeito e predicado nas orações.

A frase apresenta, basicamente, dois elementos: sujeito e predicado (termos essenciais). Podem ocorrer ainda termos integrantes: complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), complemento nominal e agente da passiva.

Os termos integrantes integram, isto é, completam o sentido da oração. São estes: complemento verbal (objeto direto e objeto indireto), predicativo do sujeito, predicativo do objeto, complemento nominal e agente da passiva.

— Classificar as palavras sintaticamente significa conhecer a função que elas exercem na frase e isso tem a ver com a relação que têm umas com as outras.

O predicado é a parte da oração em que há verbo, portanto, não existe predicado que não possua verbo ou locução verbal. O predicado é essencial para a oração, pois é esse termo que traz todas as informações sobre o sujeito.

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

5 tipos de oração que vão mudar a sua vida

  • Bênção e adoração. ...
  • Oração de petição. ...
  • Oração de intercessão. ...
  • Oração de ação de graças. ...
  • Oração de louvor.

A oração é o elemento composto por um verbo ou uma locução verbal. Toda oração possui algum sentido. O sujeito é o elemento que sofre ou faz uma ação e o predicado é o elemento que faz referência ao sujeito. O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação.

Termos integrantes da oração: Objeto direto, Objeto indireto, Complemento nominal, Agente da Passiva. Os termos integrantes da oração são as palavras que, como o próprio nome diz, integram o sentido, principalmente do verbo e dos substantivos que fazem parte da oração.

Os termos da oração que se ligam ao nome são aqueles que o caracterizam e podemos destacar os seguintes: adjunto adnominal; predicativo do sujeito; predicativo do objeto; complemento nominal e aposto. Cada um desses termos possui uma importante ligação com o nome dentro de uma oração.

Os termos acessórios são aqueles que não são essenciais para a estrutura sintática das orações, mas que ampliam, especificam e intensificam o sentido de outros termos. Os termos acessórios são aqueles que modificam ou especificam outros termos e que não são essenciais para a estrutura sintática das orações.

Os quatro termos são: cães, animais, gatos e mamíferos.

Os complementos verbais, como o próprio nome indica, ligam-se a verbos transitivos para tornar completo o seu sentido. Observe a oração abaixo: Eu comprei uma casa.

Como se costuma reconhecer, os termos, quer dizer, as terminologias, são as unidades semânticas dominantes ou mais salientes nos textos técnico-científicos. Não obstante, o termo é uma unidade lexical e sua acepção estará definida no texto-fonte, integrando a totalidade da tessitura textual.

Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.