O que são os Setenios?

Perguntado por: tferreira7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Setênio é uma palavra que provavelmente você já leu ou escutou em algum lugar. Só pela forma da palavra você consegue perceber que ela está relacionada ao número 7. Sim, de fato setênio significa um período que compreende 7 anos.

Para Steiner, a vida é dividida em três fases de amadurecimento: biológico (até 21 anos), psicológico (21 a 42 anos) e espiritual (acima de 42 anos) e cada uma contém três setênios, totalizando nove.

O conceito, criado pelo filósofo Rudolf Steiner, conclui que sete anos é o tempo que levamos para absorver todos os aprendizados de uma fase da vida, e assim enfrentarmos os desafios que podem surgir no ciclo seguinte.

Dos 35 aos 42 anos, o ser humano passa pelo sexto setênio, em que enfrenta a crise da autenticidade. É uma etapa em que se busca reconhecer seus limites, a estabilização da vitalidade, relação entre ser e ter. O fígado perde metade de suas funções e o cabelo começa a cair e embranquecer.

Deixar a criança em maior contato com a natureza, evitar ambientes fechados são atitudes que refletirão positivamente no desenvolvimento físico e espiritual da criança. Durante o segundo setênio, toda energia em nossa cabeça começa a se dissipar para o tronco, fortalecendo principalmente órgãos como coração e pulmão.

42 anos: Bodas de Prata Dourada.

Os seres humanos passam por 4 fases na vida, que são: infância, adolescência, idade adulta e velhice.

Chegando aos 28 anos, estamos desenvolvendo mais o pensamento racional, então cada decisão passa a ser muito mais pesada e medida do que apenas sentida. Muitas pessoas dizem que “agora a juventude acabou” e buscam situações mais estáveis na vida.

Aos 21 anos chega-se a crise da identidade. O motivo central dessa fase é o mundo é verdadeiro. Os laços hereditários somáticos e anímicos devem estar totalmente transformados aos 21 anos. O ego toma conta do que é seu.

No primeiro setênio, que compreende o período de 0 a 7 anos, a criança prioriza suas energias no desenvolvimento do seu físico e, portanto, está em constante atividade corporal que, dependendo de sua intensidade, o capacita para atuar, na vida adulta, no âmbito cultural-intelectual.

Essa teoria faz a divisão da vida em fases de sete anos (setênios). Para falar sobre essa teoria, é preciso enfatizar que o número 7 é considerado um número místico, que possui bastante poder. Esse caráter místico do número está presente em várias culturas.

Quando um ciclo se fecha, é porque necessitamos realizar algum aprendizado naquele contexto, para passarmos para a etapa seguinte. Os processos transitórios da vida não são exatamente efémeros, mas são etapas potencialmente criativas.

Em geral, elas são criadas a partir das nossas experiências vividas e seu propósito é perpetuar e sustentar os mesmos padrões de pensamentos, comportamentos e emoções.

Por que fechar ciclos? Um dos objetivos de se fechar ciclos é ficar em paz com seu passado recente, e o principal é seguir em frente sem deixar que suas experiências passadas o afetem ou dominem seu presente.

Diminuição da massa magra, aumento da taxa de gordura e distúrbios hormonais são alterações comuns nessa fase da vida. Conheça algumas delas. Com o passar dos anos a idade e as marcas deixadas pelo tempo podem assustar. Isso porque, há uma série de mudanças que acontecem em nosso corpo e metabolismo.

De repente 40 anos: o que acontece no corpo nessa idade? “Biologicamente, os 40 anos não são um marco do envelhecimento. Na verdade, o que acontece entre essa idade e os 50 anos é só a continuidade de processos que começaram lá pelos 30 e poucos, especialmente a perda de massa muscular e óssea.

– Alterações no vigor da pele, dos cabelos e das unhas, que ficam mais finos e quebradiços; – Alterações na distribuição da gordura corporal, que passa a se concentrar mais na região abdominal; – Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia; – Risco aumentado de doenças cardiovasculares.