O que são os replicantes de blade runner?

Perguntado por: lbotelho7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Replicante, é um tipo de personagem de ficção científica, uma espécie de androide mais próximo do clone humano do que do robô. Cosplayers vestidos como os replicantes do filme Blade Runner na San Diego Comic-Con de 2007.

Os replicantes são indistinguíveis dos humanos em quase todos os aspectos, exceto dois: eles não têm memória e vivem pouco (apenas quatro anos). Afinal, são máquinas criadas exclusivamente para servir os humanos.

O unicórnio aparece como referência a um sonho de Deckard com o animal. Portanto, aqui fica a dúvida se o caçador de andróides era também um andróide que teve memórias e sonhos implantados.

Em um diálogo entre Tyrell e Deckard – o primeiro Blade Runner –, o criador deixa claro que além de torna-los mais “humanos”, o passado os deixa emocionalmente vulneráveis, tornando mais fácil controla-los.

Uma das maiores teorias e discussões de Blade Runner comentavam se Rick Deckard, protagonista interpretado por Harrison Ford, era um replicante ou humano.

Blade Runner 2049 é um filme de ficção científica neo-noir americano de 2017 dirigido por Denis Villeneuve e escrito por Hampton Fancher e Michael Green, sendo a sequência de Blade Runner, de 1982.

O “milagre” é, como o personagem descobre depois, a filha de Deckard com a replicante Rachael, a primeira modelo dos novos Nexus 8 (androides com tempo de vida útil similar ao da vida humana).

Após descobrir um segredo que ameaça o que resta da sociedade, um novo policial parte em busca de Rick Deckard, que está desaparecido há 30 anos.

Intitulada de Blade Runner 2099, a produção dará sequência aos eventos de Blade Runner 2049, filme lançado em 2017 e dirigido por Denis Villeneuve. As informações são da Variety.

No total, “Blade Runner” tem oito versões diferentes, entre as quais a versão de quatro horas que só foi divulgada numa sessão privada para os elementos do estúdio, e um sneak-preview exibido em San Diego que contém três cenas não vistas. Ridley Scott desvaloriza a existência destas versões.

  • Blade Runner - O Caçador de Androides (1982)
  • 2036: Nexus Dawn (2017)
  • 2048: Nowhere to Run (2017)
  • Blade Runner Black Out 2022 (2017)
  • Blade Runner 2049 (2017)

“Eu vi coisas que vocês, homens, nunca acreditariam. Naves de guerra em chamas na constelação de Orion. Vi raios-C resplandecentes no escuro perto do Portal de Tannhaüser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva.

Blade Runner: O Caçador de Androides (Blade Runner, 1982)
O filme sofreu vários problemas em sua produção, incluindo os embates entre o estúdio e o diretor, que levaram o longa a ter nada menos que sete versões diferentes. De todas elas, a melhor é o Final Cut, lançado em 2007.

1992

Os produtores, então, negociam com todas as pessoas envolvidas na posse do nome “Blade Runner” e este passa a ser o título definitivo do filme. Outra alteração diz respeito ao ano da história. No livro a ação se passa em 1992. Era uma data próxima demais dos anos 1980.

Com 113 minutos de duração, era muito próxima da visão de Ridley Scott, embora claramente justifique seu nome como cópia de serviço, pois não é uma versão finalizada. Não tinha créditos finais, por exemplo.

Vi Raios-C resplandecendo no escuro perto do Portão de Tannhäuser. Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva.

Não é preciso ver o longa de 1982, mas é bom ter algumas explicações em mãos. Blade Runner 2049 chega aos cinemas pelas mãos de Denis Villeneuve e embora não exija que o espectador tenha visto o filme de 1982 ou tenha lido Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, o livro de Philip K.