O que são os recursos patrimoniais de uma organização?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Já os recursos patrimoniais são os elementos físicos empregados por uma organização que são destinados à manutenção das atividades de uma organiza- ção. A natureza do recurso patrimonial é permanente. Além disso, nem sempre é possível armazená-lo em estoques.

Objetivo dos recursos materiais e patrimoniais;
O objetivo da administração desses recursos é abastecer o processo com os materiais necessários e indispensáveis para a finalização do produto produzido pela empresa e satisfazer o cliente interno da empresa.

A administração de recursos materiais e patrimoniais em qualquer empresa é uma das partes mais importantes para a gestão. Sem ela, qualquer negócio corre o risco de perder dinheiro e competitividade. Afinal, o alto grau de competitividade do mercado já obriga as empresas a terem a máxima atenção em seus custos.

Exemplos de bens patrimoniais
Veículos; Equipamentos como computadores e máquinas utilizadas para a realização dos serviços; Capital de giro; Contas a receber.

O patrimônio empresarial diz respeito a todo o conjunto de valores ativos e passivos que uma empresa tem em seu nome, ou seja, aos seus direitos e também às suas obrigações.

Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações). Ao contrário do que muitos pensam, o patrimônio é indivisível.

Os componentes do Patrimônio são os Bens, Direitos e Obrigações. Enquanto os bens e direitos são considerados ativos, as obrigações são consideradas o passivo de uma entidade.

Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.

Gestão patrimonial consiste em um ramo da administração do empreendimento voltado para o patrimônio da empresa, envolvendo procedimentos de comando, como a entrada e saída de bens.

Importância do patrimônio histórico
Através do patrimônio histórico podemos, portanto, conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições, os saberes e a cultura de determinado povo. Por esse motivo, existem atualmente diversos órgãos que objetivam a conservação e preservação desses bens.

Recursos materiais: recursos físicos como edifícios, prédios, máquinas, equipamentos, instalações, ferramentas, materiais, matérias-primas etc. Recursos financeiros: recursos monetários como capital, dinheiro em caixa ou em bancos, contas a receber, créditos, investimentos etc.

4. Bens patrimoniais ou bens móveis. Diz respeito aos equipamentos e materiais permanentes que não perdem a identidade física e são meios para a produção de outros bens e serviços, que possam ser deslocados ou transportados.

Os principais são: Finanças, Produção e Operações, Vendas, Distribuição, Informática e Gestão de Pessoas.

Ele mostra tudo que a empresa possui, o quanto ela deve a terceiros e a quantidade de capital investido nela. Após isso, passa a ser possível fazer um diagnóstico da saúde financeira do negócio.

O patrimônio é a soma dos bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou empresa. Sendo assim, os bens e direitos positivos são os ativos. Por outro lado, a parte negativa do patrimônio são as obrigações. Os bens podem ser tangíveis, intangíveis, móveis ou imóveis.

O patrimônio líquido (PL) é um conceito dentro do balanço patrimonial e se refere ao valor contábil de uma empresa.