O que são os princípios morais?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Valores morais são princípios que orientam a conduta das pessoas numa sociedade. Os valores morais dizem respeito ao bem, em oposição ao mal, ou ao correto, em oposição ao errado. Assim, dizemos que certas atitudes são aceitas moralmente porque estão em conformidade com certos princípios – os valores morais.

De forma resumida, as diferenças entre os dois termos são: A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta.

Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. Ética e moral são termos similares que tiveram significados idênticos no passado. Hoje as mesmas palavras designam coisas distintas.

Princípios são, portanto, preceitos universais rígidos, regras incontestáveis e direcionamentos de conduta universal e atemporal. Ele por si só, não se quebra, mas sim a pessoa que não os seguem. Exemplos de princípios: amor, equilíbrio, pertinência, ordem.

Amor, igualdade, justiça, liberdade, paz e plenitude são exemplos de princípios considerados universais. Como cidadãos – pessoas e profissionais -, esses princípios fazem parte da nossa existência e durante a vida devemos lutar para torná-los inabaláveis.

Os valores morais são juízos construídos socialmente, fundamentados na ideia do bem, do que é certo ou errado. O conjunto desses juízos é chamado de moral - um conhecimento comum aos indivíduos de um determinado grupo, que orienta seus sentimentos e ações.

Princípios e valores de uma pessoa ajudam a formar o caráter, a marca e o valor que a pessoa tem. E, quem cultiva e valoriza as mesmas qualidades, hábitos e atitudes vai perceber e valorizar ainda mais esses princípios e valores.

Conforme às regras éticas e dos bons costumes.

A ética é um ato pensado, uma filosofia de vida para um comportamento individual que segue um código bom para todos. A moral é o conjunto de valores, costumes, regras, hábitos e convenções estabelecidas por cada grupo social, podendo ser ética ou não.

Honestidade, lealdade, sinceridade são exemplos de valores éticos muito importantes para uma convivência saudável em sociedade. Um indivíduo que possui valores sólidos irá aplicá-los em seu comportamento, o que o tornará digno da confiança daqueles que cruzarem seu caminho.

Portanto, os princípios e valores éticos estão relacionados aos valores morais que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade, preservando a paz e os bons costumes que geram alegria e deleite social.

A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Por conta disso, estamos falando de um conceito de caráter particular e que se baseia, sobretudo, em hábitos e costumes. Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral.

A principal diferença entre moral e ética é esta: a moral é o conjunto de regras que diz às pessoas o que é certo e o que é errado, enquanto a ética é uma reflexão sobre a moral (ou filosofia da moral).

Respeitar todos os seres humanos, não exercer a violência e ajudar quem precisa são alguns exemplos dos princípios éticos mais comuns.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

Princípios são a base das normas e das leis, a origem, a essência. Servem de fundamento para que se possa interpretar a legislação. São utilizados em todas as esferas do direito, já que temos princípios constitucionais, princípios trabalhistas, e outros, inclusive, princípios das licitações.

Os três princípios básicos da lógica. Um raciocínio precisa estar alinhado com três princípios básicos para que possa ser considerado lógico. Esses princípios são: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído.

Eles são padrões de pensamento pelos quais o criador estabeleceu o mundo. Deus é o soberano do universo, portanto os princípios da sua palavra são princípios governamentais. Os sete princípios são: Soberania, Autogoverno, Mordomia, Individualidade, Caráter, Aliança e Semeadura e Colheita.

Isso significa dizer que os valores morais são uma espécie de “código de conduta” que dita como cada indivíduo deve agir no interior daquela sociedade para integrar-se e adequar-se a ela.