O que são os perigos químicos?

Perguntado por: maraujo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo ...

São considerados agentes químicos as substâncias, compostos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

O risco químico é a possibilidade de um trabalhador sofrer algum dano devido a exposição ou manipulação de um produto químico. A exposição aos riscos químicos podem provocar irritações aos olhos e pele, queimaduras, asfixia, efeitos anestésicos entre outos perigos, dependendo do grau de exposição.

2) Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.

Quais são os perigos? Os perigos são classificados em biológicos, químicos e físicos: Biológico: são bactérias e suas toxinas, vírus, parasitos, fungos.

O uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras, óculos, toucas, jalecos e calçados apropriados, também devem ser utilizados. Treinar os colaboradores e conscientizá-los sobre os riscos químicos também são etapas muito importantes.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Produtos Químicos (domisanitário) Vírus, Bactérias e Protozoários. Posturas inadequadas, Trabalho repetitivo, Monotonia e Estresse.

Riscos Químicos: são as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, etc.

Entre os danos físicos relacionados à exposição química estão: a irritação na pele e olhos, queimaduras leves, doenças respiratórias crônicas, do sistema nervoso, renais e hepáticas e até diversos tipos de cânceres, como citado anteriormente.

As substâncias simples são aquelas formadas por um único elemento químico. Por exemplo: O2 (gás oxigênio), O3 (ozônio), Cl2 (Gás cloro), H2 (Gás hidrogênio) etc. Já as substâncias compostas, por sua vez, são aquelas formadas por mais de um elemento químico.

Podemos citar como exemplos de riscos físicos: ruídos, vibrações, pressões, temperaturas elevadas, radiações e etc. Os riscos biológicos são aqueles provenientes de microorganismos que podem penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, em contato com a pele ou por ingestão.

Os riscos biológicos são exposições a outros organismos vivos, os químicos não. A NR 9 (PPRA) classifica como riscos ambientais apenas esses 3 grupamentos (físico, químico e biológico).

Os riscos biológicos são a probabilidade de exposição a vírus e seres vivos microscópicos, que, em contato com outros organismos, podem causar doenças. Hospitais, necrotérios, laboratórios e coleta de lixo urbano são alguns exemplos de onde há probabilidade de exposição a esses agentes.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Definição de Termo: Prevenção de riscos. Em Gerenciamento de Projetos, é uma técnica de planejamento de respostas a riscos para uma ameaça que cria mudanças no plano de gerenciamento do projeto destinadas a eliminar o risco ou proteger os objetivos do projeto de seu impacto.

– PERIGO: condição com potencial de causar uma situação em que ocorre uma tragédia ou a perda de algo ou alguém. Por exemplo, no trânsito um exemplo de perigo seria dirigir em alta velocidade, não fazer a manutenção adequada no carro e não respeitar as leis de trânsito.