O que são os órgãos receptores?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Órgãos receptores: são órgãos sensoriais, como olhos e pele, que captam estímulos externos ao corpo. Existem, também, alguns receptores internos que captam mensagens de temperatura, dor, fome e estado dos músculos e das articulações.

Os receptores sensoriais são classificados em cinco tipos básicos: Mecanorreceptores, que detectam a compressão mecânica e o estiramento dos tecidos adjacentes a ele; Termorreceptores, que detectam alterações de temperatura, sendo que alguns deles detectam frio e outros, calor; Nociceptores (receptores de dor), que ...

Os mecanorreceptores respondem a diversas formas de energia mecânica, incluindo pressão, vibração, gravidade, aceleração e som, como na audição. Os termorreceptores respondem à temperatura, e os fotorreceptores da visão respondem ao estímulo luminoso. Tabela: Tipos de receptores sensoriais.

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

Os receptores sensoriais localizam-se nos órgãos dos sentidos e são terminais nervosos com a capacidade de receber um determinado estímulo e transformá-lo em impulso nervoso.

Os receptores podem ser formados por terminações nervosas dos neurônios, células do sistema nervoso, ou por células epiteliais especializadas e são classificados em três tipos: Exteroceptores: captam estímulos externos ao corpo, como frio, calor e pressão.

Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.

Há muitos tipos de receptores de membrana, mas aqui nós veremos três tipos comuns: canais iônicos dependentes de ligantes, receptores acoplados à proteína G, e receptores tirosina quinases.

Conhecidos como Receptores inotrópicos, estes receptores são proteínas da membrana com estrutura semelhante a outros canais iônicos , mas que incorporam um sitio de ligação (receptor) de ligante geralmente no domínio extracelular.

Significado de Receptor de Eletricidade
O receptor de eletricidade é um aparelho capaz de transformar a energia elétrica em outra energia, como a mecânica. Para entender melhor sobre o funcionamento do receptor de eletricidade, temos como exemplo prático desse equipamento o motor elétrico.

Os Receptores de membrana são proteínas que se encontram na membrana celular, específicos para certas moléculas, como os remédios. Quando os receptores tem contato com estas moléculas, desencadeiam reações químicas no interior da célula. Estas reações modificam de alguma maneira o comportamento celular.

Quando uma molécula sinalizadorase liga a seu receptor, altera a forma ou atividade do receptor, acionando uma mudança dentro da célula. Moléculas sinalizadoras são geralmente chamadas de ligantes, um termo geral para moléculas que se ligam especificamente a outras moléculas (como os receptores).

Os receptores têm funções definidas para as células e para o organismo. Os vírus evoluem de modo a explorar o uso de receptores celulares, e a encontrar uma âncora na célula hospedeira. Os receptores celulares dão a especificidade da infecção do vírus.

Os receptores elétricos são equipamentos que transformam energia elétrica em qualquer outra modalidade de energia. O receptor não transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica. O calor é sempre uma fração da energia transformada por um receptor.

Na pele existem diversos receptores que possibilitam a captação dos vários estímulos externos, tais como a pressão, o calor, o frio e a dor. Esses receptores podem ser classificados em mecanorreceptores, termorreceptores e receptores de dor.

Os receptores nucleares em sua forma apo, isto é, não ligada, podem ser encontrados no citoplasma (receptores esteróides) ou ainda no núcleo celular, ligados ao DNA e reprimindo a transcrição de genes-alvo. No entanto, em ambos os casos são encontrados ligados a proteínas repressoras.

Os receptores de superfície celular são proteínas localizadas na membrana plasmática que desempenham um papel fundamental nas fisiologias celular e tecidual.

A proteína G, junto com seu receptor transmite sinais de hormônios e neurotransmissores, controlando o metabolismo da maquinaria celular, como a contração, a transcrição e a secreção. Essas proteínas pertencem a um grupo amplo de enzimas denominado ATPases.

1 – Receptores: estruturas responsáveis pela captação da energia do estímulo e sua conversão em um sinal biológico; 2 – Vias sensoriais: ou aferentes, por onde o sinal biológico trafega; 3 – Áreas sensoriais centrais: onde o sinal biológico é interpretado, gerando as sensações.

Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.

I) Fisicamente gerador e receptor são a mesma coisa, a diferença entre eles se dá pelo sentido de circulação da corrente. Exemplo: uma bateria de telefone celular é gerador quando se está utilizando o celular e a mesma bateria passa a ser um receptor quando se coloca o celular para carregar.