O que são os metais não ferrosos?

Perguntado por: mdias4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Os metais não ferrosos são todos aqueles que possuem uma empregabilidade na indústria ou na engenharia, mas que não contém o elemento ferro. Dentro deles, podemos destacar os seguintes metais: Alumínio, Cobre, Chumbo. O Alumínio, apesar de ser uma material leve, apresenta uma excelente resistência mecânica.

Os metais ferrosos mais comuns são o aço, o ferro fundido e o ferro laminado. Esses metais são ligas de ferro e carbono, que podem ainda apresentar na sua composição elementos como fósforo, manganês, silício, cobre, enxofre, entre outros.

Metais não ferrosos são aqueles que não contêm ferro como constituinte principal ou metal de base. Esses metais têm aplicações industriais devido ao seu processo de conformação mecânica (como laminação, forjamento, fundição, soldagem e usinagem), condutividade elétrica e térmica, resistência à corrosão, leveza, etc.

Ligas metálicas não-ferrosas: definição e diferenciais
Como o próprio nome já deixa claro, são as ligas metálicas que não possuem ferro em sua composição. As principais representantes desse time são: cobre, zinco, bronze, alumínio e magnésio.

Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato. O hidrogênio, muitas vezes, também é listado nesse grupo.

Metais ferrosos são aqueles que possuem grande quantidade do elemento ferro em sua composição – se não como primeiro elemento, pelo menos como segundo mais evidente. Nesse sentido, metais que contêm apenas vestígios de ferro não podem ser chamados de ferrosos.

Mais de 3 mil minerais enquadram-se como não ferrosos, os metais mais explorados são: alumínio, chumbo, cobre, estanho, níquel, zinco, tungstênio, cobalto, titânio, bauxita e cassiterita.

Ligas metálicas ferrosas: Apresentam o ferro como principal constituinte. Em geral, apresentam facilidade de sofrer corrosão. Exemplos: aço e ferro fundido. Ligas metálicas não-ferrosas: Como o nome indica, não apresentam ferro.

Muito utilizado em indústrias que produzem energia, plataformas e tubulações, o material para ser chamado de aço precisa ter 1,7% de carbono e é muito mais utilizado do que o ferro. Além disso, o aço também é utilizado na engenharia estrutural por sua alta resistência e boa soldabilidade.

Podemos dividir os metais não ferrosos em dois tipos: • Metais pesados: cobre, estanho, zinco, chumbo, platina, etc. Metais leves: alumínio, magnésio, titânio, etc. São, também, bastante utilizados em componentes elétricos.

O ferro é um metal e um dos elementos mais abundantes no Universo. O núcleo da Terra, por exemplo, é formado quase que inteiramente por ferro e níquel. Há evidências do uso de ferro há 4 mil anos, presentes em ornamentos produzidos no Antigo Egito.

Os metais não ferrosos têm uma ampla gama de aplicações e são valorizados por suas propriedades específicas, como boa resistência mecânica e boa resistência à corrosão.

inox

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja.

aço

Os metais ferrosos mais importantes são o aço: material tenaz, de excelentes propriedades e de fácil trabalho e o ferro fundido: material amplamente empregado na construção mecânica; pode substituir o aço em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem, embora não possua resistência igual.

Continuar lendo Porque os metais oxidam?