O que são os materiais artificiais?

Perguntado por: sribeiro6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os seres humanos são capazes de produzir recursos que não são encontrados na natureza: são os materiais artificiais, como o plástico, vidro, aço, entre outros.

As matérias-primas ou materiais naturais podem ser de origem animal, vegetal, mineral, ou de outro tipo de origem. Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza.

Os materiais de origem sintética (poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose e acetato) são criados em laboratório, a partir produtos quimicamente manipulados.

Enquanto os materiais naturais são aqueles obtidos diretamente da natureza, os materiais sintéticos são aqueles totalmente produzidos pelo homem de forma artificial por meio de processos químicos e físicos.

Formas Artificiais - São aquelas que resultam da ação do Homem, ou seja, são formas criadas pelo ser humano. 4 RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO Observando a natureza, o Homem utiliza e recria as formas adaptando-as à sua função. Hoje em dia há cada vez mais a preocupação de relacionar a forma de um objeto à sua função.

Nenhuma, as duas palavras são sinônimos. Significam que foram feitas pelo homem.

O termo “material tecnológico” também vem aparecendo por aí, mas não deixa de ser um material sintético. Já o “couro vegetal” normalmente era usado para falar sobre uma espécie de borracha com aparência de couro proveniente da Amazônia. Hoje, peças feitas com esse material contam com os termos “látex” ou “borracha”.

Natural / Sintético
Podemos por exemplo classificá-los conforme a sua origem em: • Naturais: são encontrados na natureza e não exigem tratamentos especiais para poderem ser usados. Exemplos: areia, madeira, pedra etc.

Tradicionalmente os materiais são classificados em quatro grupos: metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

produzidos pelo Homem. Para obtê-los, os materiais passam por transformações químicas durante a sua produção. Existem muitos exemplos de materiais sintéticos tais como: plásticos, borracha, papel, tintas, medicamentos, EVA, poliéster, parafina, vidro, nylon etc...

Alguns materiais provêm diretamente da Natureza (origem natural), enquanto outros são fabricados pelas pessoas (origem artificial). Diariamente, são utilizados diversos materiais como, por exemplo, a madeira, o papel, o vidro, a lã ou o cimento… na elaboração de diferentes produtos.

Acrílico, polietileno, nylon, poliestireno são exemplos de materiais sintéticos usados de forma variada e utilizados em quase todas as áreas da vida humana.

Elementos sintéticos: São os elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente, é a chamada síntese em laboratório.

1. Relativo à síntese. 2. Que é resultado de uma síntese.

As formas naturais são muito diversificadas, possuem características estruturais de suporte próprias, determinadas pelas leis da natureza. As estruturas artificiais são produzidas pelo Homem sustentam e dão origem a formas artificiais, com intuito estético e/ou funcionais e têm se ser muito bem estudadas.

Os seres humanos são capazes de produzir recursos que não são encontrados na natureza: são os materiais artificiais, como o plástico, vidro, aço, entre outros.

São classificadas em natural e artificial. Natural porque é construída e encontrada na natureza, como a areia, folhas e madeira. A artificial é produzida pelo ser humano, como as texturas em paredes. Textura visual ou gráfica – aquela que é sentida pelo olhar e observação.

Os meios de orientação artificiais são aqueles que foram formulados e desenvolvidos pelo ser humano. São, por exemplo, a bússola, os mapas, e na contemporaneidade, os GPS. Esses sistemas mais recentes apresentam elevada precisão, indicando coordenadas específicas de localização a quem os utiliza.

As fibras artificiais são produzidas pelo homem, porém utilizando produtos da natureza como matéria-prima, como a celulose. Assim, apesar de apresentarem fibras naturais em sua composição, elas passam por inúmeros procedimentos físicos e químicos para dar mais resistência ao produto.