O que são os grupos etários?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Pessoas classificadas por idade desde o nascimento (RECÉM-NASCIDO) até octogenários e mais idosos (IDOSOS DE 80 ANOS OU MAIS).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios:

  1. Meia-idade: 45 a 59 anos;
  2. Idoso(a): 60 a 74 anos;
  3. Ancião: 75 a 90 anos;
  4. Velhice extrema: 90 anos em diante.

2. Faixa etária. Pessoas de uma mesma idade. Aquela sala de aula tem alunos da mesma faixa etária.

A representação dos dados é disposta em três partes do formato piramidal: base, corpo e topo.

A população de 30 anos ou mais de idade registrou um crescimento, atingindo 55,5% em 2020 e 56,1% em 2021- estimativas maiores que a de 2012 (50,1%). Em 2021, os grupos de 30 a 39 anos, correspondiam a 16,1% da população residente. Já os grupos de 40 a 49 anos, 14,0%; de 50 a 59 anos, 11,4% e 60 anos ou mais, 14,7%.

Impactos no mercado de trabalho
“O etarismo ou ageísmo, que é derivado do termo aging, do inglês, é o preconceito por idade”, disse. Segundo ela, o preconceito contra pessoas mais velhas interfere em todas as idades – como uma pessoa vista como jovem demais para ocupar um cargo de liderança, por exemplo.

O etarismo, também conhecido no idioma português como idadismo ou ageísmo, é o nome que se dá para as práticas discriminatórias realizadas contra uma pessoa com base em sua idade. Essa discriminação é fruto de estereótipos que são construídos contra um grupo de pessoas de idades diferentes da nossa.

É aquela que toda a gente sabe e que responde automaticamente quando lhe é questionada. Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

“São consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.” - Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13).

Quem é responsável por todo o processo de classificação? A responsabilidade de respeitar a classificação indicativa e divulgar os símbolos de classificação é conjunta entre produtoras, emissoras ou responsáveis pelo produto e a Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça.

Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. Esse gráfico é formado por barras superpostas que se concentram em torno de um eixo.

Evolução da Pirâmide Etária Brasileira
A faixa etária dos jovens cai para 46,5% do total, enquanto a de adultos sobe para 46,4% e a dos idosos sobe para 7,1%. Estima-se assim que o Brasil terá uma pirâmide etária semelhante a da França em no máximo 40 anos.

Importância da Pirâmide Etária
Com ela, é possível vislumbrar um cenário geral da população de um país, principalmente no que diz respeito aos índices de qualidade de vida, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O que é melhor para o país: ser “jovem” ou “velho”? Não é vantajoso para qualquer país ser muito jovem e, muito menos, ser muito velho. Isso se explica pelo fato de a maior parte da População Economicamente Ativa (PEA) situar-se em faixas intermediárias de idade.

A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante.