O que são os giros?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Giro ou circunvolução cerebral é uma saliência ou concavidade do córtex cerebral, sendo geralmente cercado por um ou mais sulcos. Os giros promovem uma maior e melhor função cognitiva. Estas estruturas são todas comprimidas no cérebro para que caiba dentro da caixa craniana.

Estes são denominados sulcos e giros, respectivamente. Seu papel é aumentar a área de superfície e, consequentemente, o número de neurônios dentro do cérebro, permitindo maior processamento e habilidades cognitivas dentro dos hemisférios cerebrais.

Componentes e função
O lobo temporal consiste em três giros principais, os giros temporais superior, médio e inferior, que são visíveis na superfície lateral. O sulco temporal superior separa os giros temporais superior e médio, enquanto o sulco temporal inferior separa os giros temporais médio e inferior.

O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas (Figura 1, abaixo).

A Terra realiza, ao todo, catorze movimentos, incluindo aqueles que ocorrem com o Sistema Solar, a Via Láctea e o universo, que está sempre em movimento e expansão. No entanto, para nós, um dos mais importantes movimentos é a rotação, que nada mais é do que o “giro” que a Terra executa em torno de si mesma.

Conta-giros | Michaelis On-line.

giro | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Para funcionar, o motor do carro gera energia para mover as partes móveis e enviar força para o restante do conjunto. O funcionamento desse item é apontado pelo giro do motor, que é medido através de um processo que calcula as “Rotações por Minuto” – ou RPM.

O giro reto forma a parte mais medial da superfície inferior do lobo frontal, estando localizado na fossa anterior do crânio, superiormente aos nervos e quiasma ópticos. Ele é limitado medialmente pela fissura inter-hemisférica, e lateralmente é separado dos giros orbitais pelo sulco olfatório.

O córtex esquerdo posteroinferior frontal (às vezes chamado área de Broca ou área posteroinferior pré-frontal— ver figura Áreas do cérebro Visão geral da função cerebral ) controla a função da linguagem expressiva.

Giro do Cíngulo: Faz parte do córtex límbico e se localiza logo abaixo do corpo caloso. Tem a função de coordernar odores e visões agradáveis de emoções anteriores.

Os giros frontais superior e médio respondem por diversas funções. A porção mais anterior desses giros é denominada de área pré-frontal, relacionada com funções como atenção, iniciativa e comportamento social.

Giro angular é uma região do cérebro envolvida em inúmeros processos relacionados a linguagem, processamento de números, cognição espacial, resgate de memórias, atenção e a teoria da mente. Estimulação nessa área pode causar uma impressão de que se está fora do próprio corpo, aparentando ser uma viagem astral.

As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.

Além de rotação e translação: 3 movimentos que a Terra faz e que poucos conhecem. Legenda da foto, Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos.

O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

Em motos, a rotação tende sempre a ser maior por conta do menor torque exigido. Muitos propulsores de quatro cilindros desse segmento têm rotações bem acima de 10.000 rpm, por exemplo. Como a cilindrada é baixa, não há necessidade de um torque elevado, por isso as rotações são bem altas.

Na prática, ele mostra a rotação do motor que é denominada RPM ou rotações por minuto.

A maioria dos veículos, especialmente os mais modernos e equipados, possuem um reloginho que se movimenta loucamente no painel, mas poucos motoristas dão a ele a devida atenção: o tacômetro, mais conhecido como conta-giros.