O que são os elementos da paisagem?

Perguntado por: emota2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.

A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.

PAISAGEM É TUDO O QUE PODEMOS VER E PERCEBER NO ESPAÇO. EM ALGUMAS PAISAGENS PREDOMINAM ELEMENTOS NATURAIS. EM OUTRAS, PREDOMINAM ELEMENTOS CULTURAIS. OS ELEMENTOS NATURAIS SÃO FORMADOS PELA NATUREZA.

Os elementos naturais são aqueles produzidos pela natureza como o relevo, a vegetação nativa, o solo, os acidentes geográficos, etc.

Fogo, terra, água e ar. Os filósofos gregos acreditavam que esses quatro elementos formavam tudo o que existe.

Na geografia, a paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana). Ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros.

As paisagens podem ser classificadas em duas categorias: paisagem natural e paisagem cultural ou antrópica. Paisagem natural: é aquela que dispõe predominantemente de elementos naturais, sendo esses pouco ou nada modificados pelas atividades antrópicas. Sua transformação fica por conta dos próprios agentes naturais.

Uma área de floresta com rios, cachoeiras e animais silvestres constitui um exemplo de paisagem natural. Já a área de uma cidade ou um campo de cultivo agrícola são exemplos de paisagens culturais.

De acordo com essa filosofia, tudo na natureza é composto por 5 elementos: terra, água, fogo, ar e éter.

Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.

A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.

Uma paisagem natural é formada por elementos da natureza que não sofreram nenhuma intervenção humana. Ela é modificada somente pelos agentes naturais. Montanhas despovoadas, desertos inóspitos, ilhas desertas e vulcões são exemplos de paisagem natural.

Paisagem é o que os nossos sentidos depreendem da parte de um espaço, ou seja, as sensações que determinado local nos transmitem. Isso acontece quando vemos um local e o consideramos bonito, quando sentimos o seu cheiro, ouvimos ou tocamos algo nesse local.

Para você saber mais: A paisagem é uma categoria que se relaciona com a percepção do mundo; trata-se da maneira como percebemos as feições físicas e culturais do presente e do passado que compõem o espaço geográfico.

OS TRÊS ELEMENTOS - AS FORÇAS DA NATUREZA - ÁGUA/TERRA/AR.

Elementos cisurânicos são aqueles produzidos em laboratório por causa de sua baixa quantidade ou ausência na natureza. Eles são o promécio, o tecnécio, o astato e o frâncio.

Atualmente, existem 118 elementos químicos, sendo que 92 são naturais (encontrados na natureza) e 26 são artificiais e produzidos de maneira artificial.

Os elementos químicos são um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, igual quantidade de prótons no núcleo, e que, por isso, possuem as mesmas propriedades físico-químicas. O átomo é a menor partícula possível capaz de manter as propriedades que caracterizam um elemento químico.

Os 4 elementos é a expressão utilizada para referir-se aos elementos naturais: Água, Terra, Fogo e Ar. Essa expressão refere-se ao que seria essencial à vida humana no planeta.

Do latim elementum, um elemento é um princípio químico ou físico que faz parte da composição de um corpo. Para a filosofia antiga, existiam quatro elementos que supunham os princípios fundamentais imediatos para a constituição dos corpos: o ar, a água, a terra e o fogo.